Nesta terça-feira (20), o Fluminense recebeu, no Maracanã, o Grêmio pela partida de volta das oitavas de final da Copa Libertadores 2024. Após ganhar no tempo normal, o tricolor carioca é o primeiro time nas quartas da competição e dá outra amarga eliminação ao Imortal.
VEEEEEEEEEEEEEEENNNNNCE O FLUMINEEEEEEEEEEEENNNSEEEE!
JHON ARIAS E THIAGO SILVA MARCAM NO TEMPO NORMAL, FÁBIO DEFENDE DOIS PÊNALTIS E O FLU ESTÁ NAS QUARTAS! EU GOSTO PRA CARALHO DE SER TRICOLOR! pic.twitter.com/2aSgMM1rUw
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) August 21, 2024
Atrás no placar, o Flu começou com tudo e chegou perto do gol com Jhon Arias e Serna. Mas quem abriu o placar foi o ídolo Thiago Silva, após cobrança de escanteio de Arias. Os mandantes aproveitaram o bom momento e continuaram na pressão. Aos 22 minutos, Arias disparou no contra-ataque, entrou na área e chutou. A bola passou Marchesín, mas bateu no braço de Dodi. O juiz, que não havia marcado na hora, foi chamado pelo VAR e voltou apontando à marca da cal. O próprio colombiano cobrou colocado e ampliou o placar. A esta altura, o tricolor carioca estava se classificando diretamente às quartas. Inoperante na primeira etapa, o Grêmio precisou mudar a mentalidade se quisesse brigar pela sonhada vaga.
O Imortal veio com duas mudanças, trocando o zagueiro Kannemann por Cristaldo e Pavón por Gustavo Nunes. Mas o Fluminense quase selou o jogo logo no começo do segundo tempo, com uma cavadinha de fora da área de Ganso, que bateu no travessão do goleiro. Já o Grêmio precisou se lançar ao ataque e começou a levar perigo para o goleiro Fabio, principalmente com o garoto Gustavo Nunes. O venezuelano Yeferson Soteldo também começou a participar mais do jogo e sofreu uma falta perigosa na entrada da área na metade do segundo tempo. Na bola, Reinaldo cruzou e Jemerson completou de cabeça para diminuir o placar. O VAR porém, constatou a posição irregular no zagueiro no ato da cobrança.
O tricolor gaúcho não perdeu o ímpeto e mostrou por que seu apelido é “Imortal”. Aos 30 minutos, Monsalve recebeu de Soteldo e passou para dentro da área. Destaque da partida, Gustavo Nunes se antecipou contra a defesa e fez o gol. Com o resultado, a partida estava encaminhada para as penalidades máximas. O Flu ainda chegou a balançar as redes no final do jogo, mas Thiago Silva estava em posição irregular. Com nada decidido nos 90 minutos, os jogadores se preparam para as cobranças de pênalti.
Os donos da casa saíram atrás, após o primeiro cobrador, Ganso, acertar a trave. A tensão aumentou com a conversão do primeiro pênalti do Grêmio, com Reinaldo. Thiago Silva foi o próximo e marcou o primeiro do Fluminense. Em seguida, Nathan deu um tempero a mais na decisão ao perder sua cobrança, com uma grande defesa de Fabio com os pés. Os três cobradores seguinte, John Kennedy, Monsalve e Lima, converteram suas cobranças. Na quarta oportunidade do Grêmio, Cristaldo bateu mal e Fabio pegou outra. Bastava Jhon Arias fazer o gol e a disputa acabaria com o Fluminense classificado. E não deu outra. O colombiano, que já havia convertido um pênalti no tempo normal, chutou no mesmo canto que Marchesín escolheu, mas o goleiro não conseguiu defender. Fim das penalidades, Fluminense 4 a 2. Confira alguns dados da partida:
- Posse de bola: Fluminense 49,2% x 50,8% Grêmio
- Finalizações (certas): Fluminense 13 (5); Grêmio 6 (2)
- Faltas cometidas: Fluminense 12 x 10 Grêmio
- Passes certos (%): Fluminense 324 (90,8%); Grêmio 287 (89,4%)
Após várias emoções, o Fluminense é o primeiro classificado às quartas de final da Libertadores e segue defendendo o título. Agora, o clube espera o vencedor entre Atlético-MG e San Lorenzo. Já o Grêmio viu outra competição de 2024 acabar em eliminação nos pênaltis, visto que o tricolor já havia perdido a vaga na Copa do Brasil para o Corinthians.