Nesta segunda-feira, 19, Ilkay Gundogan, meio-campista alemão do Barcelona, anunciou sua aposentadoria da seleção. Aos 33 anos, o jogador veio a público para falar de uma decisão que esteve pensando por algum tempo, mas julga correta, pouco mais de um mês após disputar a Eurocopa pela Alemanha.
“Querida seleção da Alemanha. Depois de algumas semanas pensando, tomei a decisão de que era hora de encerrar minha carreira na seleção. Lembro-me com grande orgulho dos 82 jogos internacionais pelo meu país – um número que nunca poderia ter imaginado quando estreei pela seleção principal em 2011”, disse o meio-campista.
Ver essa foto no Instagram
Gundogan, inclusive, citou que o momento mais marcante de sua carreira internacional foi neste ano, quando pode ser capitão da equipe na Euro 2024, disputada justamente na Alemanha. “O meu ponto alto foi claramente a grande honra de poder liderar a equipe como capitão na nossa Eurocopa em casa no verão passado! Depois de todos estes anos, finalmente conseguimos voltar a orgulhar a nação – o fato de ter podido desempenhar um papel nisto deixa me muito feliz”, afirmou.
Porém, apesar da felicidade de ter disputado mais um grande torneio pela seleção, Gundogan revelou que esteve pensando nesta decisão antes mesmo da Euro começar. O meio-campista percebeu que o cansaço, tanto mental quanto físico, estava o afetando, e não acredita que os calendários irão ser mais brandos para continuar tendo condições de defender clube e seleção.
“Com certeza continuarei a ser um torcedor desta seleção e espero sinceramente que a tendência ascendente possa continuar juntos – e então não há nada que nos impeça de ser um dos candidatos mais próximos ao título da Copa do Mundo de 2026. Temos um treinador fantástico, um time muito forte e um grande espírito de equipe”, complementou o jogador, que se despediu na sequência, afirmando que se sente honrado em ter representado o país europeu.