O Flamengo enfrenta o Bolívar nesta quinta-feira (15), às 21h30 (de Brasília), com transmissão exclusiva do Disney+. No entanto, o técnico Tite está com dores de cabeça para escalar o time devido às lesões que assolaram o elenco Rubro-Negro na maratona de jogos recentes.
O lateral-esquerdo Matias Viña e o atacante Everton Cebolinha são desfalques confirmados. O uruguaio sofreu uma lesão no menisco do joelho direito, enquanto o atacante lidou com um problema no tendão de Aquiles. Ambos os jogadores podem ficar fora até a próxima temporada.
Flamengo x Bolívar na Libertadores
A primeira partida das oitavas de final da CONMEBOL Libertadores será um teste para o Flamengo, especialmente com a ausência de Cebolinha e Viña. O atacante Cebolinha já havia perdido oito jogos entre junho e julho devido a um problema no quadril e mais duas partidas por lesão muscular na coxa.
Quem mais está na lista de preocupações de Tite?
Tite também monitora a condição física de Bruno Henrique e De La Cruz. Bruno Henrique perdeu 11 jogos desde maio devido a uma entorse no pé esquerdo e outra no tornozelo direito. De La Cruz, por sua vez, sofreu um trauma no joelho em agosto, embora tenha atuado na última partida sem maiores problemas, segundo o chefe do departamento médico, Márcio Tannure.
Como o calendário sobrecarregado afeta o desempenho dos jogadores?
O técnico Tite já criticou publicamente o calendário do futebol brasileiro em várias ocasiões. As constantes partidas e a falta de tempo de recuperação aumentam o risco de lesões. Em junho de 2024, após uma vitória sobre o Bahia, Tite direcionou críticas diretamente à CBF e ao seu diretor de competições, Julio Avellar.
Criticas foram novamente feitas em julho, após empate com o Cuiabá e triunfo sobre o Vitória. Tite enfatizou o impacto negativo do calendário apertado no padrão tático do time e sugeriu a redução dos campeonatos estaduais como medida para permitir mais tempo de treinamento e recuperação.
Próximos Jogos do Flamengo
-
- Bolívar (C) – 15/08, 21h30 (de Brasília) – CONMEBOL Libertadores
-
- Botafogo (F) – 18/08, 18h30 (de Brasília) – Brasileirão
-
- Bolívar (F) – 22/08, 21h30 (de Brasília) – CONMEBOL Libertadores
Com desfalques certos e dúvidas no time, Tite vive um dilema para montar a equipe diante do Bolívar. A série de jogos sequenciais, incluindo um confronto crucial contra o Botafogo no domingo (18), só aumenta a preocupação sobre a capacidade do time de lidar com a intensidade dos próximos desafios.
As críticas ao calendário, as lesões frequentes e a falta de tempo de recuperação estão no centro das atenções. O Flamengo precisa encontrar uma forma de superar esses obstáculos se quiser manter vivo o sonho da Libertadores nesta temporada.