A 22ª rodada do Campeonato Brasileiro trouxe mudanças significativas na disputa pelo título, com novo vice-líder e tropeços de outros concorrentes. Agora, um novo favorito parece estar se destacando na corrida pelo troféu.
De acordo com um estudo de probabilidade de título realizado pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Fortaleza desponta como o principal candidato à conquista, com 36,3% de chances de levar o título ao final da temporada. Apesar de estar na vice-liderança da tabela, o clube cearense está apenas um ponto atrás do Botafogo, líder atual, e ainda possui um jogo a menos na disputa.
FIM DE JOGOOOOOOOOOOOOOOOOO NA ARENA CASTELÃO! O FORTALEZA VENCE O CRICIÚMA EM CASA POR 1X0 E DORME NA VICE-LIDERANÇA DO CAMPEONATO BRASILEIRO!
PRA CIMA, LEÃO!
⚽️ MOISÉS#FortalezaEC #Brasileirão pic.twitter.com/TGM6mAUVo2
— Fortaleza Esporte Clube 🦁 (@FortalezaEC) August 10, 2024
O Botafogo, que lidera o campeonato, aparece com 28,3% de chances de ser campeão, segundo a projeção da UFMG. Em terceiro lugar, o Flamengo tem 15,9% de probabilidade de título.
Fechando o G-4, o Palmeiras aparece em situação mais complicada na disputa, com apenas 4,2% de chances, ficando atrás de Cruzeiro (6,7%) e São Paulo (6,2%) nas projeções matemáticas.
O Bahia, com 1,1% de chance, fecha a lista dos clubes com mais de 1% de probabilidade de conquistar o Brasileirão, segundo o estudo.
Chances de título do Brasileirão segundo a UFMG:
- Fortaleza: 36,3%
- Botafogo: 28,3%
- Flamengo: 15,9%
- Cruzeiro: 6,7%
- São Paulo: 6,2%
- Palmeiras: 4,2%
- Bahia: 1,1%