Nesta quarta-feira (7), o Palmeiras recebeu, no Allianz Parque, o Flamengo pela partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil 2024. No jogo mais antecipado da rodada, todas as polêmicas que não existiram no primeiro jogo foram guardadas para este, com o Mengão aguentando a pressão palmeirense e avançando de fase.
É O MENGO! ESTAMOS NAS QUARTAS DE FINAL DA @CopaDoBrasilCBF!!!!!!!!!!!! #CRF #VamosFlamengo pic.twitter.com/HmNfiVnlH0
— Flamengo (@Flamengo) August 8, 2024
O Palmeiras começou o jogo de forma visceral. Como uma resposta à sua torcida, que vinha reclamando do mau desempenho, os donos da casa sufocaram o Flamengo e abriram o placar logo aos 7 minutos, com o jovem Victor Reis. A auxiliar marcou o impedimento, mas o VAR explicitou a condição do zagueiro dada por Varella.
O Verdão continuou em cima e parecia já querer resolver a parada no tempo normal, mas o Flamengo eventualmente assentou o jogo e deteve um pouco do ímpeto palmeirense. Só que ainda era o Palmeiras que mandava no jogo, mas sem a ofensividade brutal dos minutos iniciais.
Em uma das poucas chegadas rubro-negras ao ataque, Gerson adiantou a bola e caiu na área, reclamando de pênalti, mas Anderson Daronco nem deu bola.
No segundo tempo, o Palmeiras veio de novo com sangue nos olhos e, aos 15 minutos, quase fez o segundo, mas a cabeçada de Murilo pegou na trave. O Mengão teve duas boas ações ofensivas e, em uma delas, os jogadores afirmaram que a bola pegou na mão do defensor paulista, mas, novamente, o juiz não marcou.
Logo no lance seguinte, em cobrança de falta, Gabriel Menino cruzou e o artilheiro Flaco López cabeceou com tudo para fazer o segundo e igualar o placar agregado, mas o VAR constatou um impedimento milimétrico do atacante argentino, levantando mais uma polêmica no confronto.
No restante da partida, o Palmeiras tentou e martelou o Flamengo, com direito até a um chute de Weverton no final, mas não foi o suficiente e o Mengão, mesmo derrotado saiu do Allianz Parque classificado. Em outra decisão controversa, o árbitro Anderson Daronco foi ao vídeo e expulsou o treinador Abel Ferreira por gestos obscenos após marcação de uma falta para o Flamengo. Confira alguns dados da partida:
- Posse de bola: Palmeiras 54,75% x 45,25% Flamengo
- Finalizações (certas): Palmeiras 19 (8); Flamengo 5 (2)
- Faltas cometidas: Palmeiras 17 x 11 Flamengo
- Passes certos (%): Palmeiras 301 (88%); Flamengo 173 (82,8%)
A bateria de clássicos ainda não acabou, pois ambos os clubes se enfrentam novamente no fim de semana, mas dessa vez pelo Brasileirão, no Maracanã. O Flamengo é o atual vice-líder, enquanto o Verdão está em 4º.