Nesta quarta-feira (7), o Grêmio recebeu, no Couto Pereira, o Corinthians pela partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil 2024. Depois de dois jogos em branco, os clubes decidiram tudo nas penalidades, e o Timão teve mais cabeça e viu o Tricolor desmoronar no momento decisivo.
SEGUIMOS NA DISPUTA!!!! 🏴🏳️🏴🏳️🏴🏳️
O SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA ESTÁ NAS QUARTAS DE FINAL DA COPA DO BRASIL!!!! 🙌🏼🙌🏼🙌🏼#VaiCorinthians pic.twitter.com/u67R7zb7Rb
— Corinthians (@Corinthians) August 8, 2024
O duelo entre Grêmio e Corinthians começou morno, marcado por muita disputa no meio-campo e poucas oportunidades claras de gol. A primeira finalização veio aos 15 minutos, quando Pedro Henrique ficou cara a cara com o goleiro Marchesín, mas chutou em cima do arqueiro. No entanto, o atacante estava claramente em posição de impedimento.
A primeira chance real de gol surgiu apenas aos 27 minutos, quando Soteldo cobrou falta com perigo e obrigou Hugo Souza a fazer boa defesa. Pouco depois, o venezuelano voltou a incomodar o goleiro corintiano com um chute da entrada da área.
Apesar de estar com um time misto, devido a lesões e jogadores poupados, o Corinthians conseguiu equilibrar o confronto. A melhor chance do Timão no primeiro tempo veio aos 34 minutos, em um cabeceio de Romero que foi defendido por Marchesín.
O segundo tempo manteve o ritmo truncado, com o Grêmio ligeiramente superior e criando mais oportunidades. Mesmo assim, o Corinthians quase abriu o placar em duas boas chances: uma cabeçada de Pedro Henrique, que, sozinho na pequena área, mandou para fora, e um chute de Cacá que exigiu outra grande defesa de Marchesín.
Com o tempo, o Timão pareceu inclinado a levar a decisão para os pênaltis, enquanto o Grêmio tentou atacar mais, mas o cansaço, especialmente de Soteldo, pesou nos minutos finais.
Nas penalidades, o Tricolor simplesmente não achou o ritmo. Depois de uma boa primeira cobrança de Reinaldo, todos os outros cobradores erraram os pênaltis. Edenílson e Pavón chutaram para fora, e Cristaldo parou em Hugo Souza. Enquanto isso, Romero, André Ramalho e Geovane converteram para o Timão e garantiram a classificação. Confira alguns dados da partida:
- Posse de bola: Grêmio 49,3% x 50,7% Corinthians
- Finalizações (certas): Grêmio 15 (6); Corinthians 11 (3)
- Faltas cometidas: Grêmio 12 x 12 Corinthians
- Passes certos (%): Grêmio 273 (84,5%); Corinthians 220 (91,3%)
Agora, o Corinthians se prepara para enfrentar o Bragantino no próximo sábado, às 21h30 (horário de Brasília), na Neo Química Arena. Já o Grêmio visita o Cuiabá no mesmo dia, às 19h, na Arena Pantanal.