Nesta quarta-feira (7), o Fluminense recebeu, no Maracanã, o Juventude pela partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil 2024. As emoções da partida foram todas guardadas para o final, quando o Flu, perdendo por 2 a 0, conseguiu empatar, mas, no placar agregado, foi eliminado por 5 a 4.
52/2º | Fluminense 2×2 Juventude | #FLUxJUV
CLASSIFICAÇÃO GIGANTE DO MEU JUZÃO 🇳🇬
Lucas Barbosa e Marcelinho marcaram e o Juventude empatou com o Fluminense no Maracanã em 2 a 2, no Maracanã. No placar agregado, deu 5 a 4 para o Verdão. Tá bom assim? Estamos nas quartas de… pic.twitter.com/FJ5wb6OKRY
— E.C. Juventude (@ECJuventude) August 8, 2024
O Juventude foi eficiente desde o início e abriu o placar logo aos 5 minutos de jogo com um gol de Lucas Barbosa, que desviou cobrança de escanteio de Alan Ruschel. A equipe gaúcha, então, se fechou na defesa e apostou nos contra-ataques, deixando o Fluminense com a posse de bola, mas sem grande efetividade.
Apesar de dominar a posse e trocar muitos passes, o time carioca pouco ameaçou o goleiro Gabriel, que fez apenas uma defesa em finalização de Kauã Elias. Enquanto isso, Alan Ruschel e Erick Farias obrigaram Fabio a trabalhar mais, e o Juventude encerrou o primeiro tempo com a vantagem, ampliada pela vitória no jogo de ida por 3 a 2.
No segundo tempo, o Fluminense quase empatou logo no primeiro minuto, quando Kauã Elias parou em Gabriel. Arias também exigiu boa defesa do goleiro gaúcho logo em seguida. A pressão tricolor aumentou, com tentativas de todos os lados, mas a equipe esbarrou na defesa sólida do Juventude. Em um momento de azar para o Flu, Marcelo, que havia acabado de entrar, sentiu um problema muscular e precisou deixar o campo, diminuindo o ritmo do time.
Mesmo dominando o jogo, o Fluminense encontrou dificuldades para superar a defesa do Juventude. Quando o time gaúcho parecia mais confortável, conseguiu encaixar um contra-ataque decisivo. Marcelinho recebeu dentro da área após uma saída rápida e finalizou para fazer 2 a 0.
Nos minutos finais, o Fluminense reagiu com Kauã Elias marcando de letra após cruzamento de Keno aos 45 minutos, e dois minutos depois, Keno fez um golaço, incendiando o Maracanã. Apesar da pressão final, o time carioca não conseguiu evitar a derrota e a eliminação. Confira alguns dados da partida:
- Posse de bola: Fluminense 67,5% x 32,5% Juventude
- Finalizações (certas): Fluminense 21 (11); Juventude 9 (5)
- Faltas cometidas: Fluminense 4 x 17 Juventude
- Passes certos (%): Fluminense 702 (93,8%); Juventude 120 (77,9%)
No fim de semana, o Fluminense tem o clássico com o Vasco, no sábado, às 21h30, em São Januário, enquanto o Juventude recebe o Botafogo, às 11h de domingo, no Alfredo Jaconi.