Nesta quarta-feira, 7, o Palmeiras recebe o Flamengo, em partida válida pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Após perder o primeiro jogo por 2 a 0, no Maracanã, o Verdão terá que vencer por pelo menos dois gols de vantagem para sonhar com uma classificação nos pênaltis. Porém, o retrospecto não é muito positivo.
Nos últimos dez jogos entre Flamengo e Palmeiras, o clube paulista saiu vencedor em apenas duas ocasiões, enquanto os cariocas venceram quatro e outros quatro jogos terminaram empatados. Para a felicidade dos palmeirenses, as vitórias foram em momentos cruciais, na final da Supercopa do Brasil de 2023 e na decisão da Libertadores de 2021.
Porém, quando buscamos a última vitória do Palmeiras por dois gols ou mais de vantagem diante do Flamengo, o recorte tem que ser aumentado. O último triunfo deste tamanho foi no dia 12 de novembro de 2017, pela 34ª rodada do Brasileirão de 2017, quando o Verdão venceu por 2 a 0, com dois gols marcados por Deyverson.
Desde então, passaram 17 jogos entre os dois clubes e o Palmeiras não conseguiu repetir uma vitória com a mesma vantagem. Caso o Verdão tenha o mesmo resultado nesta quarta-feira, 7, a decisão da vaga para as quartas de final será decidida nos pênaltis.
Para avançar no tempo regulamentar, o clube paulista terá que enfrentar um tabu ainda mais longevo. A última vez que o Palmeiras bateu o Flamengo por três gols de diferença foi há 45 anos, em partida válida pelo Brasileirão de 1979, que terminou com placar de 4 a 1.