Nesta segunda-feira (5), o Cruzeiro recebeu, no estádio Kléber Andrade (ES), o Fortaleza pela última partida da 21ª rodada do Campeonato Brasileiro 2024. O primeiro tempo movimentadíssimo garantiu o sétimo jogo de invencibilidade do Leão e a terceira posição para o clube nordestino.
FIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIM DE JOGOOOOO NO ESTÁDIO KLEBER ANDRADE! O FORTALEZA VENCE O CRUZEIRO EM CARIACICA POR 3×1 E ASSUME A TERCEIRA COLOCAÇÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO!
VAMOOOOOOOOOOOOOOOOOOOS!
⚽️ BRENO LOPES
⚽️ RENATO KAYZER#FortalezaEC pic.twitter.com/lDyBhDvM5a— Fortaleza Esporte Clube 🦁 (@FortalezaEC) August 6, 2024
Logo aos 8 minutos, o Fortaleza aproveitou uma saída de bola errada da Raposa para abrir o placar. Marinho roubou a bola e lançou Breno Lopes, ex-Cruzeiro, que chutou de esquerda no cantinho de Cássio. A bola ainda beijou a trave antes de morrer na rede.
Como resposta imediata, o Cruzeiro começou a mostrar mais ofensividade e, com um belo gol de Matheus Henrique, igualou a partida. O camisa 97 aproveitou a indecisão da defesa tricolor para pegar um rebote e chutar colocado no canto.
Matheus Henrique quase chegou a fazer o segundo, mas a bola passou muito perto do gol. A Raposa ainda quase virou com Willian, mas o goleiro João Ricardo salvou o Leão. Já o Fortaleza aproveitou a chance que teve no fim da etapa para ficar novamente à frente. Uma jogada ensaiada em cobrança de falta culminou em Bruno Pacheco entrando na área pela esquerda e cruzano rasteiro. O atacante Renato Kayzer primeiramente chutou em cima da defesa, mas a bola sobrou de novo e ele não desperdiçou.
O segundo tempo não foi tão emocionante quanto o primeiro. O tricolor teve uma chance de ampliar com Marinho, mas não conseguia matar o jogo. O Cruzeiro pressionava, mas também não ameaçava tanto. Arthur Gomes quase empatou com um belo chute que passou por cima do ângulo do goleiro. No abafa final, Barreal quase deixou tudo igual, mas carimbou o travessão com tudo. Sem tempo para mais nada, o Leão deu ao Cruzeiro a primeira derrota como mandante. Confira alguns dados da partida:
- Posse de bola: Cruzeiro 62,7% x 37,3% Fortaleza
- Finalizações (certas): Cruzeiro 15 (8); Fortaleza 11 (4)
- Faltas cometidas: Cruzeiro 18 x 17 Fortaleza
- Passes certos (%): Cruzeiro 512 (92,4%); Fortaleza 196 (83,8%)
Com a vitória, o Fortaleza vai à terceira posição e fica a apenas um ponto do vice-líder Flamengo. Já o Cruzeiro, perdendo sua chance de entrar no G-4, estaciona no 5º lugar.
Na proxima rodada, o Fortaleza receberá o Criciúma, na Arena Castelão, enquanto o Cruzeiro se prepara para o grande clássico mineiro contra o Atlético-MG. Como ambos clubes não estão na Copa do Brasil, eles terão a semana cheia para treinamentos.