Neste sábado, o Criciúma recebeu, no Heriberto Hülse, o Atlético-MG pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro 2024. Aguentando a pressão do Galo, o Tigre foi efetivo e conseguiu dois gols em seguida para matar o jogo.
VITÓRIAAAAA DO TIGREEEE!!! 💪🐯 pic.twitter.com/4B49XLh7Qi
— Criciúma E.C. (@CriciumaEC) August 4, 2024
O Atlético-MG iniciou a partida contra o Criciúma com mais posse de bola e maior intensidade nas jogadas ofensivas. Nos primeiros minutos, Paulinho, Arana e Alan Franco tiveram boas oportunidades de abrir o placar para o Galo, mas o gol não saiu.
O Criciúma respondeu aos 18 minutos, com um chute forte de fora da área de Marcelo Hermes, seguido por uma finalização de longe de Bolasie, defendida por Matheus Mendes. Aos 34 minutos, o congolês Bolasie cruzou com precisão para Marcelo Hermes, que balançou as redes, mas o gol foi anulado por impedimento no início da jogada. Assim, as equipes foram para o intervalo com o placar em 0 a 0.
No segundo tempo, o Criciúma voltou mais determinado e, em cinco minutos, já havia criado duas boas chances de gol. Aos 12 minutos, após cobrança de escanteio, Wilker Ángel cabeceou e, após confusão na pequena área, Meritão aproveitou a sobra para abrir o placar para o Tigre.
O Atlético-MG continuou buscando o empate, com Gustavo Scarpa acertando a trave em uma das melhores chances do Galo. Aos 19 minutos, porém, o Criciúma ampliou: Newton cobrou uma falta com um cruzamento rasteiro, e Wilker Ángel estava na pequena área para finalizar e deixar o Tigre em vantagem de 2 a 0.
A defesa do Criciúma se destacou ao salvar um ataque do Atlético-MG em cima da linha, com a bola ainda tocando no travessão, mas sem entrar no gol defendido por Gustavo. Nos minutos finais, o Galo intensificou as investidas ofensivas e, já nos acréscimos, Cadu diminuiu a diferença no placar ao cabecear após cruzamento de Fuchs. No entanto, o gol não foi suficiente para evitar a derrota do Atlético-MG, que terminou a partida com o placar de 2 a 1 a favor do Criciúma. Confira alguns dados da partida:
- Posse de bola: Criciúma 31,6% x 68,3% Atlético-MG
- Finalizações (certas): Criciúma 13 (5); Atlético-MG 16 (4)
- Faltas cometidas: Criciúma 14 x 8 Atlético-MG
- Passes certos (%): Criciúma 150 (86,7%); Atlético-MG 531 (93,5%)
O resultado deixa o Criciúma na 12ª colocação, com 24 pontos somados. O Atlético-MG ocupa o 9º lugar da tabela, com 28 pontos.
Na próxima rodada, o Criciúma vai ao Castelão enfrentar o Fortaleza, enquanto o Galo tem o clássico mineiro contra o Cruzeiro. Mas, antes disso, o clube de BH tem a partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, contra o CRB, na Arena MRV.