Neste domingo (4), o Corinthians recebeu, na Neo Química Arena, o Juventude pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro 2024. Mesmo com dois a mais por boa parte da segunda etapa, o Timão não fez valer o mando de campo e saiu de campo com um gostinho de derrota, ainda mais com os resultados da rodada.
Fim de jogo na Neo Química Arena.
Corinthians 1 🆚 1 Juventude
⚽ Pedro Henrique#VaiCorinthians pic.twitter.com/v7EUlPnA4P
— Corinthians (@Corinthians) August 4, 2024
O Juventude abriu o placar logo aos três minutos com Alan Ruschel, que aproveitou um cruzamento rasteiro da direita e, livre na área, colocou os visitantes em vantagem. O gol, no entanto, gerou polêmica, com a arbitragem recorrendo ao VAR. Após cinco minutos de revisão e até uma indicação de anulação no telão do estádio, o gol foi confirmado, assegurando a vantagem para o time gaúcho.
O Juventude quase ampliou o placar, mas foi impedido por uma defesa espetacular de Hugo Souza em uma finalização perigosa de Erick Farias. O Corinthians, necessitando do resultado, respondeu pressionando o adversário. Giovane, o jogador mais ativo do Timão no primeiro tempo, acertou a trave em um chute de fora da área, mas não conseguiu furar a defesa do Juventude.
No fim da primeira etapa, o goleiro Gabriel, do Juventude, errou feio na saída de bola, cometeu uma falta fora da área e foi expulso, deixando o Juventude com um jogador a menos. A pressão corintiana aumentou, especialmente durante os 14 minutos de acréscimo.
Na segunda etapa, o Corinthians não perdeu tempo e igualou o placar logo aos três minutos. Pedro Henrique desviou de cabeça um cruzamento de Fagner, empatando para o time da casa. O Juventude, já desfalcado com a expulsão de Gabriel, complicou-se ainda mais após Alan Ruschel receber cartão vermelho aos 11 minutos.
Com dois jogadores a mais, o Corinthians dominou a posse de bola e pressionou em busca da virada. Alex Santana, Pedro Henrique e Pedro Raul desperdiçaram boas chances de gol. Já nos acréscimos, Igor Coronado quase garantiu a vitória corintiana com um chute colocado de fora da área que acertou a trave, deixando a torcida na expectativa. Confira alguns dados da partida:
- Posse de bola: Corinthians 63% x 37% Juventude
- Finalizações (certas): Corinthians 35 (14); Juventude 6 (3)
- Faltas cometidas: Corinthians 16 x 15 Juventude
- Passes certos (%): Corinthians 369 (90,7%); Juventude 137 (82,5%)
Com os resultados de Grêmio, Fluminense, Vitória e Criciúma, o Timão volta à 18ª posição e segue na angustiante luta contra o rebaixamento. Já o “empate vitorioso” do Ju deixou o clube em 13º, com dois jogos a menos.
Na próxima rodada, o Corinthians recebe o Red Bull Bragantino em casa, enquanto o Juventude joga contra o Botafogo, em Caxias do Sul. Mas, antes disso, os clubes têm as partidas de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, o Timão contra o Grêmio e o Ju contra o Fluminense.