Neste sábado, o Atlético-GO recebeu, no Antônio Aciolly, o Botafogo pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro 2024. Com direito a dois pênaltis, o alvinegro fez bonito fora de casa e não deixou dúvidas de que não está para brincadeira nesse campeonato.
GOLEADA! 🔪🔥
Com show da torcida alvinegra em Goiânia, Fogão vence o Atlético-GO por 4 a 1! Carlos Alberto, Igor Jesus, Óscar Romero e Luiz Henrique marcaram para o Glorioso. VAAAAAAAAAMOS! 🚀 #VamosBOTAFOGO pic.twitter.com/TiKER68mv0
— Botafogo F.R. (@Botafogo) August 4, 2024
Em jogo muito físico, os visitantes saíram na frente após Luiz Henrique descer pela direita, balançar para cima do marcador e cruzar para a área. Igor Jesus cabeceou a bola em cima do goleiro Pedro Rangel, mas Carlos Alberto estava esperto e aproveitou o rebote.
O Dragão, dependendo muito da bola parada, não conseguia ameaçar a defesa alvinegra. Mas, em uma escapada, Maguinho foi derrubado na grande área por Bastos e pediu pênalti. O árbitro, que inicialmente não dara, foi chamado pelo VAR para revisar o lance, eventualmente marcando a penalidade. Na bola, o estreante costa-riquenho Kevin Campbell, que brilhou na Copa do Mundo de 2014, bateu seguro sem chances para John e empatou a partida. O Fogão ainda tentou sair com a vitória do primeiro tempo, mas Carlos Alberto e Igor Jesus não converteram.
Na volta dos vestiário, os jogadores voltaram inspirados e fizeram um jogo bem ofensivo, com destaque para Luiz Henrique, que deu trabalho para a zaga goianiense. Aos 23 minutos, Cuiabano aproveitou um rebote e arriscou de fora da área, a bola explodiu na trave e sobrou para Igor Jesus escorar e colocar o Fogão de volta na frente.
O Dragão claramente sentiu o gol, mas tentou chegar à igualdade novamente na bola para, com Guilherme Romão e Adriano Martins. Porém, a noite era de Luiz Henrique, que sofreu dois pênaltis, um aos 31 minutos e outro aos 42. O primeiro foi convertido por Óscar Romero e o segundo pelo próprio camisa 7, sacramentando a goleada alvinegra. Confira alguns dados da partida:
- Posse de bola: Atlético-GO 50,5% x 49,5% Botafogo
- Finalizações (certas): Atlético-GO 10 (3); Botafogo 13 (10)
- Faltas cometidas: Atlético-GO 15 x 13 Botafogo
- Passes certos (%): Atlético-GO 223 (86,5%); Botafogo 252 (91,2%)
Os três pontos levam o Fogo de volta ao topo da tabela do Brasileirão, com um jogo a mais do que o rival Flamengo. Enquanto isso, o Dragão segue na crise e não vence há 12 jogos, amargando a lanterna do campeonato.
Na próxima rodada, o Atlético-GO vai ao Morumbis visitar o São Paulo, enquanto o Botafogo tem o Juventude pela frente. Mas, antes disso, os clubes têm a partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, o Dragão contra o Vasco da Gama e o Fogão contra o Bahia.