A Associação de Futebol Argentina (AFA) será denunciada pela Federação Francesa de Futebol (FFF) na FIFA pela música de cunho racista cantada pelos jogadores argentinos em comemoração do título da Copa América. No momento que o episódio aconteceu, Enzo Fernández estava ao vivo nas redes, prova esta que a Federação Francesa levará à FIFA.
O caso aconteceu dentro do ônibus responsável pela delegação dos argentinos, após vitória em cima da Colômbia que garantiu o 16° título em dia conturbado que fez com que o jogo só terminasse na madrugada da última segunda-feira (15). Eles celebravam normalmente, quando alguém começa a cantar a música racista. Em seguida, Enzo encerra sua transmissão.
“Eles jogam pela França
mas são de Angola
que bom que eles vão correr
se relacionam com transexuais
a mãe deles é nigeriana
o pai deles cambojano
mas no passaporte: francês”, diz a música.
Pathétique.
Comportements d’autant plus inacceptables qu’ils se répètent. @FIFAcom : une réaction ?@FFF @equipedefrance @Sports_gouv https://t.co/bJenGAQG9g
— Amélie Oudéa-Castéra (@AOC1978) July 16, 2024
Outra instituição irá denunciar os argentinos além da federação francesa, de acordo com o Jornal AFP. Amélie Oudea-Castera, ministra de esportes da França, repudiou a atitude em suas redes sociais e cobrou um posicionamento da FIFA. “Patético. Um comportamento ainda mais inaceitável se for repetido. Fifa, alguma reação?”, questionou a ministra.