Após a vitória do Palmeiras diante do Atlético-GO, Abel Ferreira teve uma fala infeliz e considerada xenofóbica em sua coletiva de imprensa. Enquanto analisava o desempenho do Verdão, o português usou o termo “equipe de índios” e sinalizou que o clube paulista não era isso, o que gerou uma repercussão negativa de imediato.
Dessa forma, nesta sexta-feira, 12, o técnico português usou suas redes sociais para abordar o assunto e assumir o erro. Em texto publicado na sua conta oficial, Abel Ferreira afirmou que repudia qualquer forma de preconceito, mas ainda existem algumas expressões em seu vocabulário que são discriminatórias e ele irá trabalhar para melhorar.
Abel emitiu um comunicado sobre a fala de ontem
Treinador reconheceu o erro e se desculpou pic.twitter.com/GyqWzt0Qq5
— INFOS Palestra (@Infos_palestra) July 12, 2024
“Repudio toda e qualquer forma de preconceito e discriminação. Infelizmente, há expressões que continuamos a perpetuar sem que nos debrucemos sobre o seu conteúdo. Errei ao usar uma dessas expressões na coletiva de imprensa. Reconheço que palavras têm poder e impacto, independentemente da intenção. Devemos todos questionar, pensar e melhorar todos os dias. Peço desculpa a todos e, em especial, as comunidades indígenas”, escreveu o comandante.