Tão bonita quanto polêmica, a carretilha (ou seria lambreta?) – sempre chama a atenção. Nessa terça-feira, o drible da atacante Byanca sobre a zagueira Chantelle Swaby, foi um dos muitos pontos altos da goleada do Brasil contra a Jamaica por 4 a 0. No final do primeiro tempo do amistoso, com o placar ainda em 1 a 0 para a nossa seleção, ela pegou a bola na ponta direira e diante da marcação da adversária fez isso aqui:
PARE TUDO O QUE VOCÊ ESTIVER FAZENDO PARA VER ESSA LAMBRETA MARAVILHOSA DA BYANCA BRASIL! 🤯🤯🤯#SeleçãoFemininaNoGOAT pic.twitter.com/yvtWRuKGT0
— Canal GOAT (@CanalGOATBR) June 4, 2024
A partida ainda teve outros momentos de destaque. Caneta, golaços coletivos e uma bela cobrança de falta da rainha Marta para fechar o placar. Mas o lance plástico de Byanca foi um dos mais comentados nas redes sociais. A própria atleta, a CBF e o canal Goat, que fez a transmissão, deram destaque para o malabarismo de Byanca. E um detalhe importante: ela fez tudo isso na partida de estreia na Seleção.
BELO E POLÊMICO
Se na partida entre Brasil e Jamaica o drible foi exaltado, infelizmente não é sempre assim. Por ser um lance que desmoraliza o oponente, costuma não ser bem muito bem recebido pelos jogadores adversários, técnicos e às vezes até pela arbitragem. Neymar, por exemplo, tomou um cartão amarelo depois de aplicar uma carretilha em uma partida contra o Montpellier em 2020.
ORIGEM DA CARRETILHA
A origem do drible é incerta, é muitos dividem a paternidade da carretilha. A versão mais popularizada entre os brasileiros, contada no potal Terceiro Tempo, sobre história do esporte, é de que o primeiro a passar pelo adversário com uma lambreta foi o ex-ponta-direita Kaneco, que jogou no Santos no fial da década de 1960.
A finta tem também muitos nomes. Os espanhóis chamam de arco-íris. Para os franceses é o coup du sombrero, e para os ingleses é o drible do Ardiles, craque argentino que brilhou no Tottenham.
O fato é que independente do nome e de onde foi criado, a carretilha é exclusividade dos jogadores mais habilidosos. Neymar, Vinícius Júnior, Paquetá, Djalminha, Falcão no futsal, e agora da nossa Byanca. Só não gosta quem leva. Fiquem com uma seleção das melhores lambretas do futebol.