Entre 96 times inscritos na etapa nacional, o Colégio Drummond e o EFAM, time masculino e feminino, respectivamente, conquistaram uma vaga na grande final do 5v5, torneio global gratuito de futebol organizado pela Gatorade. A marca levou os jovens vencedores para Londres, na Inglaterra, para disputar o título contra equipes de outros 10 países da América Latina, América do Norte, Ásia e Europa.
Além da taça e do reconhecimento, os vencedores foram premiados com ingressos para assistir à final da UEFA Champions League. Iniciada em 2016, a competição tem inscrições gratuitas e reúne equipes anualmente com cinco participantes entre 14 e 16 anos, incentivando a próxima geração de atletas a alcançar seu potencial máximo por meio da prática esportiva e de uma hidratação adequada para o seu perfil.
Diversos vencedores do 5v5 continuaram suas jornadas para construir uma trajetória de sucesso no futebol profissional, como Sabrina Martins, vencedora nacional e global do 5v5 em 2018, que já atuou em grandes clubes do futebol brasileiro, como Santos, Palmeiras e Grêmio, onde está atualmente. A colombiana Gisela Robledo, que participou da edição de 2019, é outro case de sucesso: hoje, joga no América de Cali e defende a camisa de seu país.
Muito além da competitividade
Em oito edições realizadas, o torneio já impactou mais de 120 mil vidas, em diferentes continentes. O 5v5 foi criado pela Gatorade com o intuito de fomentar a prática esportiva e transformar a realidade de jovens de origens diversas, que sonham com um futuro como atletas profissionais, oferecendo uma estrutura de campeonato completa, nos mesmos moldes de competições renomadas.
Para contribuir efetivamente a evolução dos atletas, tanto física quanto mentalmente, e reforçar seu compromisso social com o incentivo ao esporte, a marca oferece uma experiência única, com atividades educacionais promovidas pelo Gatorade Sports Science Institute (GSSI), palestras motivacionais com jogadores de futebol renomados e oportunidade de conhecer novos países e interagir com diferentes culturas.
Andres Forero, Gerente de Educação e Marketing Esportivo da Gatorade na PepsiCo, ressalta que, para a empresa, o 5v5 é mais do que uma competição. “Nosso objetivo é apoiar o desenvolvimento dos jovens por meio de sua participação no esporte, oferecendo atividades educacionais e experiências multiculturais para aqueles que são incentivados a buscar todo o seu potencial”, comenta o executivo.