A final da Champions League, que acontece neste sábado, 1, entre Real Madrid e Borussia Dortmund já se coloca como o jogo mais importante da temporada europeia por si só, mas pode ter maior valor para dois jogadores. Vinícius Júnior e Bellingham aparecem como principais favoritos a conquistar a Bola de Ouro, e isso pode ser decisivo.
Ambos dividindo o protagonismo do Real Madrid, pode-se dizer que cada um comandou seus companheiros em uma metade da temporada. Enquanto Bellingham foi crucial na primeira parte, com recordes de gols nos primeiros jogos com a camisa Merengue, Vini foi importante nos momentos mais decisivos.
Muchas gracias todos! 🤍 https://t.co/fBqFK7FuRU
— Jude Bellingham (@BellinghamJude) May 28, 2024
Em números absolutos, o inglês fez 41 partidas para marcar 23 gols e 12 assistências, sendo 19 tentos em LALIGA e outros quatro na Champions League. Desta forma, ele soma 35 participações diretas em gols durante toda a temporada, além da relevância dos mesmos, como nos clássicos contra o Barcelona.
Do outro lado, Vinícius esteve em campo em 38 jogos na temporada, muito devido a uma lesão entre o fim e o início deste ano. No período, também foram 23 gols marcados pelo jogador, sendo 15 em LALIGA, cinco na Champions e outros três na Supercopa nacional, contra o rival catalão. Além disso, também anotou 11 assistências, totalizando uma participação a menos do que o companheiro.
A relevância, porém, pode tender para o brasileiro, que fez chover nas quartas de final contra o Manchester City, com duas assistências no segundo jogo. Além disso, também fez de tudo na semi, contra o Bayern de Munique, e principalmente Kimmich, seu marcador daquele confronto que deu a vaga na final para o Madrid.
De qualquer forma, é um assunto que só será resolvido a partir das 16h (horário de Brasília), neste sábado, 1, em Wembley, na Inglaterra. Enquanto o Real Madrid busca seu título de número 15, sendo o maior campeão, o Dortmund tentará chegar ao bicampeonato, tendo vencido também na temporada de 1996/97.