Neste sábado, 4, o título da LALIGA foi decidido e, ampliando sua vantagem como maior vencedor, o Real Madrid conquistou seu 36º título da competição. Para ser campeão antecipado, o clube teve que vencer o Cádiz, no Santiago Bernabéu, e contou com o tropeço do rival Barcelona, que perdeu por 3 a 2 para o Girona.
Em campo, o Real Madrid provou sua superioridade e venceu o Cádiz com propriedade, mas o jogo não foi tão simples como parece. Apesar da vantagem considerável no placar, os Merengues passaram a primeira etapa em branco, mas contaram com gols de Brahim Díaz, Jude Bellingham e Joselu para conquistar mais uma vitória e chegar aos 87 pontos.
No entanto, apenas a vitória não bastava para o Real Madrid comemorar o título espanhol, a equipe de Carlo Ancelotti precisava de um tropeço do Barcelona, que encarou o Girona em disputa direta pela segunda colocação e uma sobrevida na briga pelo título, por mais distante que estava.
O Barça começou a partida bem e, com apenas três minutos, Christensen abriu o placar da partida. Porém, na sequência, aos 64, Dovbyk foi crucial para o Girona, como vem sendo durante toda a temporada, e empatou. Antes do intervalo, o Barcelona voltou a frente, com pênalti convertido por Lewandowski.
Porém, a segunda etapa do Girona foi perfeita, Portu marcou duas vezes e deu uma assistência para Miguel, que construiu a vitória por 4 a 2. Com o resultado, a sensação da LALIGA assumiu a segunda colocação, o Barcelona caiu para terceiro e o Real Madrid se consagrou campeão, mesmo após o término de sua partida.