O Fluminense não teve um início animador no Brasileirão, com apenas um ponto conquistado em seis disputados. Assim, a equipe de Fernando Diniz precisa de uma resposta rápida, de preferência na 3ª rodada, em confronto com o Vasco, no Maracanã. No entanto, o Tricolor está vivendo um pesadelo com clássicos desde 2023.
A última vitória do Fluminense contra um dos grandes do Rio de Janeiro foi há mais de um ano, no dia 9 de abril de 2023. O triunfo foi memorável, 4 a 1 em cima do Flamengo, na final do Campeonato Carioca, resultado que garantiu o título estadual para o clube. Desde então, o Tricolor não venceu mais em clássicos.
Ao todo, foram 13 confrontos com rivais cariocas. Destes jogos, sete foram contra o Flamengo, três contra o Botafogo e mais três com o Vasco. O Fluminense acumula cinco empates e oito derrotas em clássicos desde o título carioca, mas briga para encerrar essa sequência contra o Cruzmaltino, neste sábado, 20, às 16h (horário de Brasília).
O Vasco, por sua vez, foi o rival que o Fluminense conseguiu seus melhores resultados neste período, apesar de não ter sido nenhuma vitória. Nos três confrontos, o Tricolor empatou duas vezes, mas foi superado no segundo turno do Brasileirão, pelo placar de 4 a 2, em pleno Maracanã.
A sequência de 13 clássicos sem vencer é a pior da história do Fluminense, empatada com outros dois momentos históricos, entre 1961 e 1962, e 1995 e 1996. Assim, caso o Vasco vença ou segure um empate, o Tricolor de Fernando Diniz irá assumiu esse ingrato recorde do clube.