Os campeonatos estaduais seguem como o principal calendário dos times brasileiros. Sendo assim, os clubes da Série A do Brasileirão se prepararam para mais uma temporada da elite do futebol. Entre surpresas e decepções, confira o retrospecto de ataque e defesa das principais equipes do país!
O Corinthians, que teve um início conturbado no Campeonato Paulista, tem a marca ingrata de pior defesa entre os 20 times da primeira divisão. Com 11 gols sofridos, o Timão de António Oliveira, que já foi de Mano Menezes no início do ano, ainda não conseguiu se estabelecer defensivamente. Vasco e Botafogo seguem na lista dos mais vazados, ambos com 9 gols cedidos.
Em contrapartida, a melhor defesa do Brasil é a do Flamengo, que sofreu apenas um gol em oito jogos disputados. Essa estatística não leva em consideração a pré-temporada do Mengão, que foi realizada nos Estados Unidos e contou com confrontos contra Philadelphia Union e Orlando City. Outros destaques defensivos são Athletico-PR e Internacional, com apenas quatro gols sofridos cada.
Partindo para o setor ofensivo, o time que mais marcou nesta temporada é o Bahia de Rogério Ceni. Com 10 partidas disputadas dividas entre Campeonato Baiano e Copa do Nordeste, o Tricolor de Aço anotou 24 gols e o ataque mais poderoso da primeira divisão, seguido por Atlético-GO e Fortaleza.
Por outro lado, o Atlético-MG de Felipão, que preservou grande parte de seu elenco e contou com reforços, ainda não embalou e tem o pior ataque de 2024 da Série A. Com apenas 10 gols marcados no Campeonato Mineiro, o Galo lidera a estatística, seguido por Cruzeiro, Bragantino e Corinthians, todos com 11 tentos.