O Vasco chegou a um acordo com o Zenit, da Rússia, pela contratação do volante Du Queiroz, mas o negócio não deve acontecer. Apesar de todas as partes terem concordado com a transferência, a guerra dos russos contra a Ucrânia é o principal entrave neste momento, que deixa o cruzmaltino sem saída.
Isso se explica pela empresa russa, Gazprom, que é estatal e um pilar da economia do país com exportação de gás, além de também ser mantenedora e patrocinadora do Zenit. Desta forma, ela foi alvo de sanções americanas, tendo entrado em uma lista de empresas que o governo americano proíbe ou não recomenda realizar negócios, estando sujeito a processos criminais em caso de descumprimento.
que loucura a torcida do Vasco chegando no aeroporto de Manaus pic.twitter.com/MJ2bVJPSif
— Luísᶜʳᵛᵍ (@luisplomar) February 8, 2024
Apesar de a SAF do Vasco ser uma empresa brasileira, que não é obrigada a obedecer os norte-americanos, o capital é da 777 Partners, que é exatamente dos Estados Unidos. Desta forma, as partes não enxergam uma saída e a chance de uma negociação ainda acontecer é pequena no momento.
A tendência é que o Vasco volte a procurar por outras opções para a posição no mercado. Vale lembrar que o meio-campo do time ficou carente de jogadores após Paulinho e Jair sofrerem lesões no ligamento cruzado do joelho nas últimas semanas, tendo a estimativa de recuperação de cerca de oito meses.