Lionel Messi foi eleito o melhor jogador do mundo pelo Fifa The Best. O argentino, assim como o francês Kylian Mbappé e o norueguês Erling Haaland não esteve presente na cerimônia em Londres, na Inglaterra.
Sem o jogador do Inter Miami, Thierry Henry, que apresentou a cerimônia, recebeu o troféu. No momento do anúncio do nome de Messi, a reação dos presentes na plateia foi de contrariedade, como flagrou as câmeras da premiação.
Messi is crowned #TheBest! 👑🇦🇷
Click here for more information. ➡️ https://t.co/niVRuFY4lP pic.twitter.com/krIyrtkexL
— FIFA World Cup (@FIFAWorldCup) January 15, 2024
A avaliação do eleitorado considerou a temporada dos candidatos no período entre 19 de dezembro de 2022 – um dia após a final da Copa do Mundo, que não foi considerada – e 20 de agosto de 2023. Assim, o Mundial da Argentina, liderado por Messi no Catar, não entraria no intervalo de análise.
Haaland era um dos favoritos
Haaland foi dominante na temporada 2022/23 pelo Manchester City. O camisa 9 do clube inglês se destacou na equipe de Pep Guardiola, que conquistou a tríplice coroa: Premier League, FA Cup e Champions League.
Mesmo sem marcar nas fases decisivas, o norueguês registrou 35 gols e seis assistências, por Manchester City e seleção norueguesa, no período avaliado pela eleição. A média do jogador é de 81,36 minutos para participar de um tento no ano.
Recorde
Haaland, de 23 anos, também quebrou o recorde de gols em uma única edição da Premier League, com 36 bolas na rede em 35 partidas. Ele foi contatado pelo Manchester City em 2022.