O grande nome por trás do sucesso do Minnesota Timberwolves, o ala-armador Anthony Edwards, acabou de se tornar o jogador mais recente a ter sua própria linha de tênis com a Adidas e garante que não sabia que o modelo seria lançado. Pode-se esperar alguma fanfarronice do atleta que exerce um orgulho atrevido que transforma banalidades de conferências de imprensa em memes instantâneos. Mas foi preciso algum estímulo para que o jogador aparecesse na reunião onde a empresa alemã o informou que estava fazendo para ele um calçado exclusivo.
A marca queria lançar o modelo já em julho de 2022, mas o jogador não estava confiante. “Você precisa vir aqui. Eu não vou te dizer porque, mas você precisa vir”, encorajou Justin Holland, gerente de negócios do atleta. “Você precisa vir aqui e para de procrastinar”, afirmou. Eventualmente o agente informou Edwards da importância da reunião, revelando que a Adidas queria fazer um tênis para ele, fazendo com que o ala-armador pulasse em um avião e fosse direto encontrar os executivos da empresa.
ad: adidas AE 1 ‘With Love’ dropped with FREE shipping
Foot Locker:https://t.co/EKBJTvlQIH
Champs:https://t.co/2MDcyL5r8v pic.twitter.com/3COCMYv4Li
— Sneaker Drop (@SneakerDropWW) December 18, 2023
Mesmo assim, Edwards não estava preparado para falar sobre a futura colaboração com ninguém. Mas, quando o tênis vazou nas redes sociais, por volta de maio deste ano, o jogador fingiu não saber de nada. “De alguma forma, o sapato chegou ao Instagram e as pessoas o enviaram para mim”, disse o ala-armador. “Eu estava tipo, ‘Não sei do que vocês estão falando’. Acho que minha família descobriu então”, completou. O calçado não foi revelado oficialmente até setembro, quando a grande estrela do Timberwolves revelou o modelo durante sua participação em um evento em sua cidade natal, Atlanta.
Então, o Adidas AE 1 finalmente foi lançado neste último sábado, 16, com uma colorway chamada “With Love”, com uma cor pêssego da Geórgia. O modelo é uma silhueta ondulada de corte médio com parte superior ancorada por um painel ventilado que parece um favo de mel esticado por um buraco negro. É um tênis de basquete de aparência muito moderna, elegante, pouco robusto e autoconsciente o suficiente para manter uma parte superior limpa que parece uma resposta aos tênis de basquete desgastados dos anos 2010. O tênis tem entressola que combina o amortecimento Boost da Adidas com Lightstrike, combinação que a marca afirma ajudar no retorno de energia.
Ver essa foto no Instagram
Desde as primeiras sessões de testes que informaram o que a Adidas precisava para incorporar no AE 1, Edwards estava fora dos gráficos. A quantidade de força que ele colocava em seus tênis era muito maior do que a média dos jogadores da NBA com os quais a Adidas testou tênis, tanto que ele poderia rasgar tênis de malha ao usá-los. Por causa disso, a Adidas teve que construir seu calçado de forma diferente.
“Não é apenas um sapato de malha em cima de EVA e borracha”, diz o designer do AE 1, Patrick Zempolich. “É essa narrativa de contenção que começa na parte inferior, então você realmente não vê onde está a linha superior da entressola”, completou. Uma verificação inicial com Edwards por volta de agosto de 2022 estabeleceu onde a Adidas levaria o tênis visualmente. “Ele estava gravitando em torno dessa vibração muito futurista”, diz Zempolich. “Ele nos disse que não queria que seu sapato se parecesse com qualquer outro no mercado”, revelou em entrevista com a “Complex”.
A Adidas teve sucesso principalmente com isso, embora seja difícil não olhar para o modelo e ver alguma influência de sua recentemente extinta linha Yeezy. O movimento de rolamento que o AE 1 transmite pretende representar a energia de Edwards; suas formas de TPU moldadas com precisão destinam-se a refleti-lo como um gesto borrado rompendo uma defesa.
Ver essa foto no Instagram
As perfurações ajudam o calçado a ser mais respirável, mas também menos rígido, o que é importante para quem calça o tênis por mais de 30 minutos por jogo. O fato de o tênis poder dobrar, mas não quebrar, é fundamental para Edwards, que prefere ficar meses com o mesmo tênis. “Desde que estejam em boas condições, não troco de calçado porque não gosto de quebrar sapatos”, afirma. “Está machucando meus pés. Não vou jogar com um novo par – não vou fazer isso”, afirmou.