O Santos foi rebaixado pela primeira vez em sua história após ser derrotado na Vila Belmiro pelo Fortaleza, por 2 a 1 . Com os triunfos de Vasco e Bahia em seus respectivos jogos, o Peixe se despediu da Série A e vai jogar a segunda divisão em 2024. A torcida alvinegra não reagiu bem e deixou os arredores do estádio em um cenário caótico.
Bombas foram estouradas nas proximidades da Vila Belmiro, já perto do final da partida. O episódio se agravou consideravelmente quando saiu o segundo gol do Leão: os explosivos foram arremessados dentro do gramado. Enquanto o árbitro e o elenco do tricolor rumavam ao vestiário, alguns atletas do Peixe decidiram esperar; muitos deles, em prantos.
Alguns torcedores presentes também optaram por esperar a “poeira abaixar”, algo que não aconteceu por completo. O público presente também passou mal com o gás de pimenta utilizado para tentar conter a confusão no Estádio Urbano Caldeira. Do lado de fora, carros e ônibus também foram incendiados.
O Santos terminou a sua campanha no Brasileirão 2023 em 17º lugar, ocupando a última vaga do Z-4, ao lado de Goiás, Coritiba e América-MG. O Alvinegro Praiano disputará a sua primeira Série B em 111 anos de história. Vale destacar que, na primeira divisão, o time conquistou o título oito vezes.