Nesta segunda-feira, 13, a Federação de Futebol do Uruguai divulgou a lista dos 24 convocados por Marcelo Bielsa para a Data Fifa. Com compromissos contra a Argentina, fora de casa, e Bolívia, como mandante, a Celeste busca manter os bons resultados e continuar na zona de classificação para a Copa do Mundo. Pela primeira vez desde o Mundial de 2022, Luis Suárez voltou a ser chamado.
Sem atuar pela Celeste desde a eliminação precoce na Copa do Mundo do Catar, Suárez volta a equipe principal para buscar aumentar sua artilharia. O camisa 9 do Grêmio é o goleador máximo do país, com 68 gols marcados em 137 jogos disputados. Além disso, essa será a primeira vez que o centroavante será comandado por Marcelo Bielsa na seleção.
Mesmo com um claro objetivo de renovar a seleção uruguaia, Bielsa não pôde deixar o veterano de fora da convocação. Vivendo temporada de ótimos números pelo Grêmio, idade parece não ser um problema para Luis Suárez. Pelo Tricolor Gaúcho, o jogador marcou 26 gols e deu 16 assistências no ano, em 50 partidas.
Além do ‘Pistolero’, outros jogadores uruguaios que atuam no Brasil foram convocados por Bielsa. Sergio Rochet, do Internacional, Bruno Méndez, do Corinthians, e Varela, do Flamengo, compõem a defesa da Celeste, com destaque para a ausência de Piquerez, do Palmeiras. No setor ofensivo, Carballo, do Grêmio, Canobbio, do Athletico-PR, e Arrascaeta fazem companhia para Suárez.
Atualmente, o Uruguai ocupa a segunda colocação das Eliminatórias Sul-Americanas, apenas atrás da Argentina. Sendo assim, a Celeste terá um confronto direto contra os líderes, logo após bater o Brasil no Estádio Centenário, pelo placar de 2 a 0.