Nesta quarta-feira, 8, Flamengo e Palmeiras se enfrentam no Maracanã, em partida válida pela 33ª rodada, às 21h30 (horário de Brasília). O Verdão precisa de uma vitória para assumir a liderança provisória do Brasileirão, mas o Mengão também quer o resultado para continuar sonhando com o título. Além disso, o clube paulista terá que superar um tabu contra os cariocas.
O Palmeiras não consegue um resultado positivo contra o Flamengo, como visitante, há sete anos. Sendo assim, a última vez que o Verdão venceu o Mengão com mando dos cariocas foi em 2016, em partida válida pela 6ª rodada da temporada. Com gols de Gabriel Jesus e Jean, a equipe paulista ganhou por 2 a 1.
Desde então, as duas equipes tiveram seis confrontos com mando do Flamengo, com três empates e três vitórias dos rubro-negros. Destaque para o duelo de 2019, quando o Mengão era comandado por Jorge Jesus e venceu por 3 a 0, o placar mais elástico do recorte mais recente do clássico interestadual.
Além dos jogos que tiveram mando do Flamengo, as duas equipes tiveram outros três confrontos em estádio neutro, em decisões de Supercopa do Brasil e Libertadores. Nessas partidas, o Palmeiras leva ligeira vantagem com duas vitórias, sendo uma delas na prorrogação. Por outro lado, o Mengão venceu um desses campeonatos, mas nas penalidades máximas, após um empate em 2 a 2.
Dessa forma, se o Palmeiras quiser assumir a liderança do Brasileirão, mesmo que de forma provisória, terá que romper essa sequência de seis jogos sem vitória contra o Flamengo mandante. Empatado em pontos com o Botafogo, o Verdão pode acabar com as 30 rodadas de domínio do Glorioso no Brasileirão.