Na manhã desta quarta-feira, 16, o Botafogo contou com duas novidades em seu centro de treinamento. Após assinar com o Fogão até o final da temporada, Diego Costa fez seu primeiro treino com o elenco. Além disso, Gabriel Pires, que estava lesionado, voltou a participar das atividades coletivas e parece estar 100% recuperado.
Desde sua chegada, Diego Costa tinha apenas feito alguns testes físicos e exames de recondicionamento, na última terça-feira. Sendo assim, o atacante ainda não tinha tido um contato direto com os novos companheiros dentro de campo. Liberado pelo departamento médico, o atacante integrou uma atividade tática comandada por Bruno Lage e sua comissão técnica.
Já Gabriel Pires voltou a treinar com o elenco botafoguense, após um período afastado. O problema começou na partida contra o Fluminense, no dia 20 de maio, quando o jogador teve uma lesão na panturrilha. Após um tempo de recuperação, o meio-campista voltou às atividades, mas sentiu novamente um desconforto e teve que retornar aos cuidados do departamento médico.
Por conta desse retorno antecipado que acabou culminando em uma lesão mais agravada, Bruno Lage e sua comissão optaram por manter o jogador no departamento médico até que fosse garantido que ele teria condições de jogo. Dessa forma, com Gabriel de volta aos treinamentos coletivos, a expectativa é que ele esteja à disposição do treinador para enfrentar o São Paulo pelo Brasileirão.