A Holanda goleou o Vietnã por 7 a 0 nesta terça-feira, 1, no Forsyth Barr Stadium, em Dunedin, na Nova Zelândia, pela terceira e última rodada do Grupo E da Copa do Mundo Feminina. Martens, Snoeijs, Brugts (duas vezes), Roord (duas vezes) e Van de Donk garantiram o resultado para a seleção holandesa, que marcou cinco gols ainda na primeira etapa. Esta é a maior goleada do Mundial até aqui.
Com o resultado, a Holanda chegou aos sete pontos e encerrou a fase de grupos na liderança da chave, ultrapassando os Estados Unidos no saldo de gols. As norte-americanas confirmaram a segunda posição do Grupo E.
Agora, a seleção holandesa aguarda a definição do Grupo G (Suécia, Itália, África do Sul e Argentina) para conhecer a adversária das oitavas de final. O confronto da próxima fase será disputado no próximo sábado, 5, às 23h (horário de Brasília), no Sidney Footabll Stadium, na Austrália.
Os gols
A seleção holandesa precisou de sete minutos de jogo para abrir o placar no Forsyth Barr, com um golaço de Lieke Martens. Após bom lançamento da defesa, a meia-atacante venceu a marcação e tocou de cobertura sobre Kim Thanhm: 1 a 0.
A Holanda chegou ao segundo gol aos 10 minutos, com Katja Snoeijs. No lance, a atacante recebeu o passe de Van de Donk e ficou na cara do gol; a camisa 9 finalizou de perna direita e completou: 2 a 0.
O início avassalador da seleção europeia resultou no terceiro gol aos 18 minutos. Esmee Brugts percebeu Kim Thanhm adiantada e arriscou o chute de longe, mandando uma bomba para ampliar: 3 a 0. Aos 23, Jill Roord recebeu o cruzamento de Janssen e bateu de primeira: 4 a 0.
As holandesas ampliaram a goleada aos 45 minutos do primeiro tempo, com gol de Danielle van de Donk. Após cruzamento de Brugts, Roord chutou de primeira e viu Kim fazer a defesa. No rebote, Van de Donk não desperdiçou a chance: 5 a 0.
Apesar da ampla vantagem, a Holanda seguiu mostrando superioridade na segunda etapa. Aos 12 minutos, Brugts marcou mais uma vez e anotou o sexto tento do placar. No lance, a camisa 22 venceu a marcação e, de fora da [área, mandou na gaveta: 6 a 0. Aos 38, Jill Roord voltou a balançar as redes e confirmou a maior goleada do Mundial até aqui: 7 a 0.