Flamengo x Al Hilal vai acontecer nesta terça-feira, 7, às 16h (horário de Brasília), no Marrocos, pela semifinal do Mundial de Clubes. Mas como todo flamenguista sabe, essa não vai ser a primeira vez que os dois times se enfrentam na competição. Na mesmo fase, só que em 2019, os rubro-negros cariocas venceram os árabes por 3 a 1 e avançaram para a final, onde enfrentaram o Liverpool. Quatro anos depois, o cenário se repete e alguns jogadores também.
Para se ter uma ideia, o confronto entre Flamengo x Al Hilal desta edição do Mundial de Clubes, vai ter a presença de 13 remanescentes da semifinal de 2019. Sete pelo lado do Flamengo e seis pelo Al Hilal. Ou seja, a partida entre as duas equipes, além de ser tensa por si só, vai carregar uma rivalidade extra, visto que os árabes pretendem se vingar do último encontro.
Quem são os remanescentes do Al Hilal?
Na partida entre Flamengo x Al Hilal, na edição de 2019 do Mundial de Clubes, o time árabe entrou com a seguinte escalação: Al Maiouf; Al Burayk, Jang, Ali Al-Bulaihi e Al Sharahni; Carlos Eduardo e Cuellar; Carillo, Giovinco e Al Dawsari; Gomis. Destes jogadores, alguns saíram do clube, mas uma base foi mantida desde então e alguns jogadores seguem no clube.
Dos que foram para este Mundial de Clubes, enfrentaram o Flamengo os seguintes jogadores: Al Maiouf, Jang, Ali Al-Bulaihi, Cuellar, Carillo e também Al Dawsari. Ou seja, esses seis jogadores sabem o que é enfrentar o Flamengo e sabem a dificuldade que terão pela frente. Além disso, Al-Bulaihi foi o jogador que fez o gol contra do Al Hilal na semifinal de 2019, que terminou 3 a 1 para o Flamengo.
E no Flamengo?
Mas não é só o Al Hilal que manteve a base durante os últimos quatro anos. O Flamengo também vai ter uma série de jogadores que entraram em campo na semifinal de 2019. A maioria do elenco se foi, mas os principais destaques da equipe ainda continuam e devem ser peças importantes para a decisão que está por vir nesta terça-feira, 7, no Marrocos.
Então comandado por Jorge Jesus, o Flamengo entrou em campo na partida de 2019 com a seguinte escalação: Diego Alves; Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Filipe Luís; Arão e Gerson; Éverton Ribeiro, Arrascaeta e Bruno Henrique; Gabigol. Destes atletas, sete ainda estão no elenco; são os casos de Rodrigo Caio, Filipe Luís, Éverton Ribeiro, Arrascaeta, Gerson, Bruno Henrique e Gabigol.
Vale destacar que, destes remanescentes, apenas Gerson deixou o Flamengo durante o período de quatro anos. Ele esteve no Olympique de Marselha e voltou para o time no início de 2023. Além disso, na campanha da última Libertadores, Diego Alves, Rodinei e Diego Ribas também estiveram no elenco, mas não seguiram para está temporada. Ambos enfrentaram o Al Hilal em 2019.