O Santos pressionou e foi melhor, mas ficou no empate por 1 a 1 com a Ferroviária, no Canindé, pela quinta rodada do Campeonato Paulista. De pênalti, John Kennedy abiu o placar para a Ferrinha no último lance do primeiro tempo. Na segunda etapa, Mendonza marcou e evitou a derrota do Peixe.
Com o resultado, o alvinegro chegou aos cinco pontos e manteve a terceira colocação do Grupo A. O Peixe venceu apenas uma partida na temporada. A Ferroviária, que teve a reestreia do técnico Elano, tem agora seis pontos e ocupa o terceiro lugar da chave C.
Final de #SANxFER. pic.twitter.com/HZX52KEuiK
— Santos FC (@SantosFC) January 28, 2023
As equipes voltam a campo pela sexta rodada do Campeonato Paulista no próximo final de semana. No sábado, 04 de fevereiro, a partir das 16h (horário de Brasília), a Ferroviária recebe o São Bernardo, no estádio Fonte Luminosa. Mais tarde, às 18h30, o Santos visita o Palmeiras, no clássico que será disputado no Morumbi.
O Jogo
Antes da bola rolar, a torcida do Santos protestou pela atual fase do Peixe. Os santistas na arquibancada gritaram: “Tem que honrar a camisa do Peixão”, além de “fora todo mundo, respeita o Santos, o maior time do mundo”. Após as manifestações, os torcedores apoiaram o time logo nos minutos iniciais da partida.
O primeiro tempo foi de domínio do Santos, que adotou uma postura mais agressiva nas chegadas de Soteldo, Mendonza e Carabajal. Mas o melhor momento do Peixe foi interrompido nos acréscimos da primeira etapa, aos 49 minutos. Sandry derrubou John Kennedy na área e a arbitragem assinalou o pênalti. O próprio atacante foi para a cobrança e converteu: 0 a 1.
Assim como no primeiro tempo, o Peixe iniciou melhor na segunda etapa e chegou ao empate aos 14 minutos, com gol de Mendonza. Após linda jogada individual de Dodi pela esquerda, o volante cruzou para o colombiano aparecer livre no segundo pau. O atacante finalizou de peixinho: 1 a 1.
O gol deu um gás para o Santos, que passou a protagonizar todas as jogadas de ataque da partida. Aos 16, Nathan aproveitou a sobra de um levantamento para Mendonza e mandou longe do gol. O colombiano, aos 17, arriscou de longe e encontrou um paredão pela frente. Aos 42 minutos, o Peixe cobrou escanteio e Bauermann aproveitou a sobra para cabecar, mas Alisson afastou o perigo.