O mundo está rendido a seus pés. A Copa do Mundo 2022 do Catar o coloca novamente na final e Lionel Messi não para de receber elogios, de seus torcedores, de quem sabe mais de futebol do que os simples mortais e também de quem o criticou, de quem exigiu que ele jogasse na seleção argentina como jogou pelo Barcelona FC…
Maior, mais maduro, mais inteligente, com talento intacto e com uma equipa que agora, com a direção técnica do outro Lionel, Scaloni, o acompanha como merece, Messi está se matando para conseguir a medalha que lhe falta, o título que o driblou em 2014.
Mas além da poesia inglesa, dos elogios repetitivos, dos que buscam um minuto de fama com uma frase marcante e dos que querem se agarrar aos seus méritos, estão as estatísticas frias. E aí também o ‘extra-terrestre’ nascido em Rosário quebra tudo. Aqui estão vários recordes mundiais e argentinos que ele conseguiu igualar e superar até agora nesta copa do mundo. E os que ainda pode ultrapassar…
Os recordes de Messi na Copa do Mundo de 2022
- Ele é o primeiro jogador argentino a disputar cinco Copas do Mundo: Alemanha 2006, África do Sul 2010, Brasil 2014, Rússia 2018 e Catar 2022.
- Com o jogo em que a Argentina venceu a Croácia por 3 a 0 nas semifinais, ele igualou a marca de 25 jogos em Mundiais disputados, marca do alemão Lottar Matthaus, e vai superá-la se jogar pelo menos um minuto na final deste domingo, dia 18.
- Ele é o maior artilheiro argentino em Copas do Mundo com 11 gols. Com o tento que marcou em um pênalti contra a Croácia, superou os 10 que Gabriel Batistuta tinha.
- Ele superou ninguém menos que Diego Armando Maradona em número de partidas em Mundiais como capitão da seleção argentina, com 18, enquanto Diego ficou atrás com 16. Também superou em um o número de assistências: Diego tem 8 e Messi completou 9 com o passe para Julián Alvarez contra a Croácia, no terceiro e definitivo gol da semifinal.
-
Vale destacar também que, com 11 gols e 9 assistências, é o recordista da estatística dupla na história das Copas: superou Pelé, Miroslav Klose, Gerd Muller e Ronaldo Nazário.
- Messi revela seu futuro na Copa do Mundo e aguarda França x Marrocos
O recorde que Messi poderia quebrar na final
Na final de domingo, Messi poderá superar o italiano Paolo Maldini, o futebolista que mais minutos jogou em Mundiais, com 2.217. Messi tem 2.164 e pode ultrapassá-lo se começar como titular (algo óbvio, salvo uma catástrofe) e jogar até os 38 minutos do primeiro tempo. E uma “faixa bônus”: Messi tem 17 vitórias em Copas do Mundo, o mesmo que o alemão Miroslav Klose. Ele bate esse recorde no domingo também?
[TEXTO DE CARLOS PIRO, TRADUZIDO DA PERFIL ARGENTINA]