Em jogo tenso, a Croácia venceu o Brasil nos pênaltis, por 4 a 2, e está na semifinal da Copa do Mundo 2022. Nesta sexta-feira, 09, a seleção europeia superou o time sul-americano depois do empate por 1 a 1 na prorrogação. Neymar abriu o placar e Petkovic igualou no final do tempo extra, forçando a disputa dos pênaltis.
As seleções fizeram um tempo regular sem muitas chances claras de gol. No segundo tempo, o Brasil foi melhor e desperdiçou três chances de abrir o placar, exigindo boas defesas do goleiro Livakovic. Os gols saíram apenas na prorrogação, com o Brasil abrindo o placar na primeira metade, e a Croácia igualando no fim.
Croatia advance to the Semi-final! 👏@adidasfootball | #FIFAWorldCup
— FIFA World Cup (@FIFAWorldCup) December 9, 2022
Com a vaga na semifinal do Mundial do Catar garantida, a seleção – que já passou por Brasil e Japão – agora aguarda o resultado da partida entre Holanda x Argentina para conhecer seu próximo adversário. Holandeses e argentinos se enfrentam logo mais, às 16h (horário de Brasília), no Estádio Lusail.
A primeira semifinal está marcada para a próxima terça-feira, 13, às 16h (horário de Brasília), no Estádio Lusail. A outra será no dia seguinte, 14, no mesmo horário; esta vaga será definida entre Marrocos ou Portugal e Inglaterra ou França .
O Jogo
Primeiro tempo
A primeira metade do jogo foi de inversão de pressão, mas sem chances muito claras de gol. Na primeira chegada do jogo, Modric recebeu uma bola na esquerda e cruzou na área, mas a defesa brasileira levou o perigo. O jogo começou pensado, com o Brasil mantendo a posse de bola no campo de ataque. Aos quatro minutos, Vini Jr foi lançado pela esquerda e colocado da entrada da área, mas sem perigo para Livakovic, que defendeu.
Logo aos sete minutos, Richarlison colocou a mão na coxa e se preocupou ao sentir o problema físico. Aos nove minutos, Vini Jr teve mais uma chance de finalizar ao receber o passe de Neymar, mas optou pelo passe e perdeu a oportunidade de assustar os croatas.
O início não muito perigoso do Brasil permitiu a Croácia gostar do jogo e pressionou o time sul-americano. Aos 12 minutos, Pasalic fez um cruzamento perigoso na pequena área, mas Perisic furou a finalização. Aos 14, Modric roubou a bola de Casemiro e fez o cruzamento afastado por Alex Sandro na segunda travessia. Quatro minutos depois, Kovacic teve um chute travado pela zaga brasileira.
O Brasil conseguiu se recuperar da pressão e tentou incomodar os europeus. Aos 19 minutos, Vini Jr tabelou com Richarlison e chutou da entrada da área, mas a defesa desviou. Aos 20, Neymar abriu a defesa de Livakovic na finalização da beirada da área. Aos 22, Casemiro também teve chance, mas viu a bola desviar e sair pela linha de fundo.
O breve momento do Brasil voltou a ser superado pela Croácia, que ensaiou uma nova pressão. Do outro lado, a Seleção Brasileira pegou nas boas chegadas, sem levar perigo aos croatas.
Segundo tempo
O Brasil voltou mais ligado no segundo tempo e, em jogada de ataque aos dois minutos, um pênalti possível para o Canarinho foi chegado pela arbitragem. A bola tocou no braço do jogador croata, mas o impedimento na jogada foi marcado antes.
Em boa jogada aos nove minutos, Richarlison tocou para Neymar, que bateu rasteiro e manteve a boa defesa de Livakovic. Aos 10, Richarlison foi lançado por Antony e cruzou da linha de fundo na tentativa de encontrar Paquetá, que não chegou no tempo certo.
O Brasil passou a protagonizar as melhores finalizações. Aos 20 minutos, Paquetá recebeu o bom passe de Neymar e ficou cara a cara com Livakovic, que defendeu a finalização do volante. Antes, Casemiro cobrou uma falta direto e mandou na barreira.
O Brasil voltou a ter chances com Neymar, em nova defesa do goleiro, e Paquetá, que também parou em Livakovic. Aos 36, Richarlison recebeu o cruzamento de Casemiro e cabeceou por cima do gol. Aos 40, Militão arriscou uma bomba, mas mandou pela linha de fundo. No lance mais perigoso croata, aos 39, Vlasic recebeu o cruzamento e mandou na marcação. Placar: 0 a 0.
Prorrogação
Na prorrogação, o Brasil manteve seu jogo melhor e pressionou a Croácia. Nos acréscimos do primeiro tempo da prorrogação, aos 16 minutos, Neymar abriu o placar. Depois de bela tabela com Rodrygo e Paquetá, o camisa 10 recebeu a bola dentro da área, driblou Livakovic e chutou para vencer a marcação: 1 a 0 e com direito a golaço.
Na segunda etapa do tempo extra, Parisic tentou assustar o Brasil com um cruzamento na área, que acabou passando por todo mundo. Na principal jogada da Croácia, aos 11 minutos, Petkovic empatou o duelo. No lance, Modric tocou para Vlasic, que tocou para Orsic cruzar para o atacante, que bateu de primeira: 1 a 1.
Pênaltis
Brasil: Casemiro e Pedro marcaram. Rodrygo e Marquinhos desperdiçaram.
Croácia: Vlasic, Orsic, Majer e Modric marcaram.