Croácia x Brasil vai abrir os jogos de quartas de final da Copa do Mundo nesta sexta-feira, 9, às 12h (horário de Brasília), no estádio Cidade da Educação, mas o confronto não é uma grande novidade para brasileiros e croatas. As duas seleções estão acostumadas a se enfrentarem, principalmente em mundiais, mas essa vai ser a primeira vez que medem forças numa partida eliminatória da competição.
Para se ter uma idade, o primeiro jogo entre Croácia x Brasil numa Copa do Mundo aconteceu em 2006. Naquela edição do campeonato, a Seleção Brasileira era comandada por uma legião de craques como Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo Fenômeno e tantos outros atletas que entraram para a história do futebol mundial. No entanto, o jogador que decidiu aquela partida ainda era uma estrela em ascensão. Kaká, com um belo chute de fora da área, fez 1 a 0.
Além da vitória na fase de grupos da Copa do Mundo da Alemanha, oito anos depois Croácia x Brasil se enfrentariam novamente num mundial e também na mesma fase. Por sinal, o confronto foi o jogo de estreia da Seleção Brasileira no mundial em que foi anfitrião e a equipe contou com um show de Neymar, que marcou duas vezes naquele jogo. Com isso, a equipe verde e amarela saiu vitoriosa com um placar de 3 a 1.
Além das duas vitórias do Brasil em cima da Croácia na Copa do Mundo, as duas seleções também fizeram dois amistosos. O primeiro jogo da história entre os dois países aconteceu em 2005. Em jogo preparatório para o torneio da Alemanha, o empate de 1 a 1 acabou reinando no placar. 13 anos depois, em 2018, a Seleção Brasileira venceu a croata por 2 a 0.
Sendo assim, Croácia x Brasil se enfrentaram apenas quatro vezes na história e boa parte destes encontros foram em Copas do Mundo. A Seleção Brasileira leva a melhor e carrega consigo a vantagem de nunca ter perdido para os rivais. São quatro jogos, com três vitórias e apenas um empate, além de sete gols feitos e apenas dois sofridos.