Portugal e Suíça fizeram um primeiro tempo de estudo do território nas oitavas de final da Copa do Mundo. Apesar de nenhum deles ter ficado na retranca e esperando o adversário, o começo do jogo não teve grandes oportunidades, o que não durou muito e os espectadores viram o substituto de Cristiano Ronaldo movimentar o placar.
Gonçalo Ramos recebeu de costas para a marcação, próximo da entrada da área e soltou uma bomba contra o gol de Sommer para fazer o primeiro do jogo aos 16 minutos do primeiro tempo. A movimentação dava a entender que o confronto começaria a ter mais emoção, já que a Suíça passava a estar atrás do placar.
39 anos nas costas e metendo gol em mata-mata de Copa… o BRASILEIRO Pepe é brabo demais! 💪⚽️🏆🇵🇹#lanceCOPA #CopaDoMundoFIFA #Qatar2022 #POR #SUI
📸 PATRICIA DE MELO MOREIRA / AFP pic.twitter.com/PE3bk8ONhU
— LANCE! (@lancenet) December 6, 2022
Mesmo assim quem voltou a aparecer no ataque, mais de uma vez foi Portugal, que chegou em chutes de Otávio e, mais uma vez, de Gonçalo Ramos. A Suíça até saiu para tentar buscar o resultado, mas o adversário foi cada vez mais conseguindo encontrar espaços e assustar. Do outro lado, os suíços pouco assustavam até então.
Apesar de Shaqiri ainda ter assustado em cobrança de falta, não demorou muito para a Seleção Portuguesa aumentar sua vantagem. Em cobrança de escanteio, o zagueiro Pepe subiu mais do que todo mundo e cabeceou forte, sem chances para o goleiro para concretizar o 2 a 0 para Portugal no Lusail.
A figura do confronto não mudou após novo golpe português, já que a Suíça se viu ainda mais obrigada a sair para o jogo e tentar diminuir o mais rápido possível. Eles ainda conseguiram ter boa chance, mas a zaga de Portugal afastou antes da finalização e seguraram a boa vantagem para a segunda etapa.