Após a derrota do Brasil para Camarões, no fechamento da fase de grupos da Copa do Mundo de 2022, o técnico Tite falou em entrevista coletiva sobre a atuação do time, destaques individuais e o equilíbrio do torneio, que não tem mais nenhum invicto. O treinador assumiu a responsabilidade pela derrota, mas ponderou que todas as seleções previamente classificadas perderam.
“O jogo mostrou, e vocês fizeram a análise das etapas, ataque e contra-ataque, e a possibilidade de uma efetividade não aconteceu. Camarões teve mérito de fazer o gol e vencer o jogo. Quem perdeu foi todos nós, nossa preparação é conjunta, a vitória é conjunta, a derrota é conjunta, com o seu técnico sendo porta-voz e um dos responsáveis. A competição te dá alguma coisa para refletir em cima dela e um tempo de recuperação pequeno, que é considerável. Os níveis técnicos vão se equilibrando, o futebol hoje é universal, acho que não teve ninguém com 100%. Acho que as equipes que já estavam classificadas também perderam, coincidentemente. É para se refletir“, admitiu.
Calma que o Tite tem um plano pic.twitter.com/YItg33x6cN
— desimpedidos (@desimpedidos) December 2, 2022
O acúmulo de lesões também foi um ponto tocado na coletiva, já que o lateral Alex Telles é a nova preocupação do departamento médico: “É difícil de responder. A exigência física é cada vez maior, o curto espaço de tempo. É um efeito cumulativo dos jogos, por vezes um tempo de recuperação melhor. Eu presenciei o terceiro jogo da Polônia contra a Argentina, e vimos quanto da intensidade da Polônia tinha abaixado. O fisiologista conseguiu mensurar isso, ela abaixou quase 40%, tinha necessidade do resultado. Eu não sei te dizer, mas mentalmente a Copa é muito exigente. Ela te drena. A intensidade dos jogos, a preparação, tudo isso são componentes de análise que temos que aprofundar mais, mas todos são consideráveis”, falou o comandante.
Um ponto importante foi a pergunta sobre um possível chaveamento facilitado para o Brasil, mas Tite fez questão de afastar esta possibilidade. O treinador citou as “zebras” que aconteceram, somente na fase de grupos, para negar que isso seja verdade: “O Brasil perdeu para Camarões, Portugal perdeu para a Coreia, França para a Tunísia, Argentina para a Arábia… Os resultados falam por si. Não dá para te levar a nenhuma situação anterior. E os comentários que vocês fizeram são de vocês. Temos que ter cuidado em relação a isso, e tivemos contra Camarões. Tiveram seus méritos de serem efetivos, a verticalidade, o mérito de Camarões ter vencido. Não dá para levar para mais fácil, mais difícil, largo…“
Para finalizar, o técnico falou sobre a conversa no vestiário após a derrota. Com uma resposta mais curta, Tite lembrou que a Copa não dá segunda chance para erros, então os jogadores precisam sofrer, mas voltar aos treinos o mais rápido possível: “Copa do Mundo não te dá segunda chance. Nessa, ela deu. Tem que ficar sentido 24 horas, amanhã é preparação“, finalizou.