O francês Franck Ribéry anunciou nesta sexta-feira, 21, que irá se aposentar do futebol. O atacante, ex-Bayern de Munique, vai encerrar a carreira nos gramados aos 39 anos de idade. O anúncio do atleta foi feito por um vídeo publicado nas redes sociais.
A bola para. Os sentimentos dentro de mim, não. Obrigado a todo mundo por essa grande aventura”, publicou o jogador no vídeo, repetindo o mesmo trecho em francês, inglês, alemão e italiano.
Ribéry iniciou sua carreira no futebol profissional em meados de 2000, nas divisões inferiores da França. O agora ex-atacante destacou que chegou o seu momento de parar, agradeceu aos torcedores e destacou sua condição física.
“Se pude jogar em alto nível por quase vinte anos e ter essa carreira, mesmo com os momentos difíceis, foi porque vocês sempre estiveram lá. Vocês me deram a força necessária para viver essa aventura incrível. Mas hoje, apesar dos esforços que fiz nos últimos três meses, a dor no meu joelho só piorou, e os médicos foram claros: não tenho mais escolha a não ser parar de joga”, disse.
“É o fim de um capítulo, como jogador, mas não o fim da minha história profissional. Pode ter certeza disso. Então, até logo para o início de mais um belo capítulo. Amo vocês e, novamente, muito obrigado”, completou o atacante.
O atacante defendia o Salernitana, da Itália, e a sua aposentadoria já era especulada pela imprensa francesa e italiana. Ribéry não entra em campo desde 14 de agosto deste ano e vem sofrendo com dores no joelho. Na temporada, o francês jogou contra a Roma e o Parma, pela primeira divisão italiana.
As dores no joelho estavam impedindo Franck Ribéry de treinar e jogar, e por isso o encerramento da carreira foi especulado pela imprensa. Ele chegou ao clube italiano em setembro de 2021, e atuou em 25 jogos desde então.
Depois de passar por Boulogne, Olympique Alès, Stade Brestois e Metz, Ribèry defendeu o Galatasaray por uma temporada. Depois, se transferiu para o Olympique de Marselha, em 2005. Depois de disputar a Copa do Mundo, chegou ao Bayern, onde ficou por 12 anos.
Pelo clube alemão, conquistou todos os títulos possíveis. Ao todos, foram nove troféus da Bundesliga, seis Copas da Alemanha, uma Champions League e um Mundial de Clubes. Foram 425 jogos, 124 gols e 182 assistências.