A partida entre Gimnasia y Esgrima e Boca Juniors era para acontecer na última quinta-feira, 6, no estádio do Bosque, pela 24ª rodada do Campeonato Argentino. No entanto, foi suspensa devido uma grande confusão. Graves incidentes registrados entre torcedores do time de La Plata e a polícia do lado de fora local do jogo, onde reprimiram os torcedores com balas de borracha e gás lacrimogêneo, que invadiram o campo.
Desta forma, o confronto entre a torcida do Gimnasia y Esgrima e a polícia impossibilitou que o jogo continuasse e obrigou o árbitro Hernán Mastrángelo a encerrar o jogo aos nove minutos do primeiro “por falta de garantias”. Quase duas horas depois, foi confirmado que uma pessoa foi morta enquanto cerca de 100 pessoas ficaram feridas .
Un hincha falleció, un niño perdió la vista, le dispararon al cámara de TyC Sports… Un escandalo lo de Gimnasia vs Boca Juniors, el fútbol argentino se pudrió y es culpa de Chiqui Tapia pic.twitter.com/KHc7gyzj8t
— Hincha azUl💙 (@Adearts99) October 7, 2022
De acordo com informações do site argentino “Perfil”, da Argentina, uma provável supervenda de ingressos levou muitos torcedores, com seus ingressos na mão a tentar entrar no estádio Carmelo Zerillo quando suas instalações já estavam cheias, como a agência “Télam” pôde verificar. Em seguida, as autoridades começaram a fechar as portas de acesso e isso causou o desespero dos torcedores que queriam entrar porque haviam pago seus ingressos , então a polícia começou a contê-los com balas de borracha e gás lacrimogêneo.
Toda essa confusão durou mais de meia hora e uma garota aparentemente atacada pela polícia provocou a reação dos torcedores. Um deles foi ferido com uma bala de borracha na bochecha direita, enquanto um cinegrafista da “TyC Sports” foi baleado três vezes, como noticiou o próprio canal argentino. Os portões de acesso fecharam às 20h45, ou seja, 45 minutos antes do início desta partida chave na luta pelo título da Liga Profissional para ambas as equipes.
E quando as tropas iniciaram a operação para dispersar os torcedores, o gás lacrimogêneo entrou no campo de jogo na forma de uma nuvem branca, passando pela multidão, que imediatamente começou a sofrer as consequências da fumaça. Primeiro foram os torcedores e depois os jogadores que estavam no banco de reservas, que começaram a cobrir seus rostos .
Essas reações fizeram, por exemplo, com que o técnico do Boca, Hugo Ibarra , fosse o primeiro a pedir ao árbitro Mastrángelo para interromper a partida porque o gás estava impedindo seus olhos de enxergar. Isso levou o treinador de Ginástica, Néstor Gorosito, a fazer o mesmo, e essas ações foram estendidas aos próprios jogadores.
Mastrángelo determinou então que os jogadores e sua comissão técnica fossem para o vestiário, algo que fizeram imediatamente, enquanto simultaneamente o desespero ganhava as arquibancadas . Os torcedores viram que os portões estavam fechados e encontraram a única rota de fuga possível no campo de jogo e centenas deles pularam para o gramado.
Naquele momento, o capitão do Boca, Marcos Rojo, identificado com o clássico rival do Gimnasia, o Estudiantes, tentando ajudar muitos torcedores “triperos” a se refugiarem no túnel de acesso ao vestiário. Enquanto isso, ainda era possível ouvir tiros do lado de fora do estádio e a calmaria não veio , nem de fora nem de dentro.
Isso só foi mudar quando as autoridades começaram a abrir os portões do estádio para que os torcedores do que estava dentro do local pudessem sair do campo, já que os de fora haviam finalmente sido contidos. Depois de uma hora de incerteza, confusão e violência, as arquibancadas esvaziaram, algumas centenas de torcedores permaneceram assustados dentro do campo de jogo e aos poucos tudo foi esvaziando.
Quase duas horas depois, foi confirmado que César Regueiro, 57 anos, foi encontrado nas arquibancadas do estádio Bosque e acabou morrendo quando foi transferido de ambulância. Vale lembrar que as duas equipes estão na briga pelo título do Campeonato Argentino e o resultado positivo era importante para as duas partes.
Confira a nota oficial do Gimnasia
“A Direcção do Clube de Ginástica e Esgrima La Plata lamenta profundamente o falecimento de César Regueiro e acompanha a sua família e amigos neste momento difícil.
Exigiremos que o ocorrido seja investigado até que sejam conhecidos os responsáveis por este trágico dia na Floresta. Nossa Instituição está à disposição para apresentar o material e documentação necessários.
Nosso Clube cumpriu os protocolos estabelecidos pelos órgãos de segurança. Não houve supervenda de ingressos e o comportamento de nossos membros e fãs foi correto.”