Flamengo e Universidad Católica se enfrentaram na noite desta quinta-feira, 28, em partida válida pela Libertadores. No entanto, além de ter vencido por 3 a 2 em um jogão pelo campeonato continental, a equipe carioca ainda teve que lidar com mais um caso lamentável de racismo vindo da arquibancada do time adversário.
Acontece que um torcedor da Universidad Católica foi flagrado pelas câmeras imitando gestos de macaco no jogo. Ele teve essa atitude em direção aos torcedores Rubro-Negros presentes no confronto, e tudo aconteceu durante o segundo tempo da partida. Além desse caso, os torcedores do Flamengo ainda foram alvo de arremessos de latas, objetos e até sinalizadores.
Canal – SportBuzz
Vale lembrar, inclusive, que este não foi o primeiro caso em que a Católica se envolveu nesta semana. No clássico contra o Colo-Colo, que terminou empatado em 1 a 1 no fim de semana, houve uma briga na arquibancada e outros incidentes, como uma acusação de furto dentro do vestiário. O adversário depois protestou contra o tratamento no San Juan de Apoquindo.
Mais um caso na mesma semana
Este foi o quarto jogo envolvendo gestos racistas com clubes brasileiros nesta semana. Na terça-feira, 26, durante o confronto entre Corinthians x Boca Juniors, pela Libertadores, um torcedor argentino imitou um macaco em direção a torcida e foi imediatamente detido pela Polícia Militar presente no estádio. Depois do pagamento da fiança ele foi liberado para voltar à Argentina.
Ainda no mesmo dia, os torcedores do Bragantino também foram alvos de ofensas por parte de argentinos do Estudiantes, durante o duelo entre as equipes. Em um vídeo gravado na arquibancada foi possível ouvir algumas das ofensas, como gritos de ‘mono’, que significa macaco, em espanhol, além dos sons que o animal faz.
Na noite desta quinta-feira, no estádio San Carlos de Apoquindo, em Santiago, no Chile, aconteceram cenas lamentáveis de racismo, lançamento de pedras, garrafas e sinalizadores (uma criança foi ferida) da torcida adversária em direção aos torcedores rubro-negros, … (@CONMEBOL) pic.twitter.com/Wi0aO8nGZj
— Flamengo (@Flamengo) April 29, 2022
Na quarta-feira, 27, alguns torcedores do Palmeiras relataram terem ouvido ofensas racistas de um torcedor do Emelec, durante a partida entre as equipes em Guayaquil, também pela Libertadores. No vídeo que circula nas redes sociais, um garoto com camisa do time provoca os palmeirenses com xingamentos racistas, mas ri quando é rebatido.
Presidente da Universidad Católica se pronuncia
Logo depois de o clube pedir ajuda nas redes sociais para identificar o torcedor que fez os gestos racistas, o presidente Juan Tagle se pronunciou. “Que seja identificado para aplicarmos proibição de admissão no clube. Não há espaço na Católica para isto”, escreveu o mandatário, que garantiu que esse tipo de atitude não será tolerada.