O meia Pedri, do Barcelona e da Seleção Espanhola, foi eleito o melhor jogador sub-21 da Europa. O vencedor do “Golden Boy” foi anunciado nesta segunda-feira, 22, pelo jornal italiano “Tuttosport”, e o troféu será entregue em cerimônia no próximo dia 13 de dezembro.
“Receber esse troféu me deixa muito orgulhoso. Obrigado a todos os membros do júri e torcedores que sempre me apoiaram, neste ano incrível de 2021 para mim”, disse Pedri, em vídeo publicado pelo jornal italiano.
O espanhol venceu o prêmio com larga vantagem ao receber 318 pontos. Segundo colocado, o inglês Jude Bellingham, do Borussia Dortmund, teve 119 pontos. De acordo com o “Tuttosport”, é a primeira vez que um atleta é eleito por vantagem de 199 pontos.
O “Golden Boy” elege o melhor jogador sub-21 que disputa apenas ligas de primeira divisão da Europa, em votação é feita por 40 jornalistas. Ao todo, Pedri foi eleito para o primeiro lugar por 24 vezes, ficou em segundo em nove listas e em terceiro no ranking de três jornalistas.
Destaque do Barcelona na última temporada, Pedri fez boas atuações pela Espanha na Euro 2020, além de conquistar a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
🏆 Pedri wins the Golden Boy award!
Congratulations, @Pedri!#DreamTeen
— FC Barcelona (@FCBarcelona) November 22, 2021
Desde a data de criação da premiação, em 2003, Anderson, do Manchester United, e Alexandre Pato, do Milan, em 2008 e 2009, respectivamente, foram os únicos brasileiros eleitos. Rodrygo, do Real Madrid, ficou entre os finalistas de 2021.