Visando os confrontos contra Venezuela, Colômbia e Uruguai, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo do Catar de 2022, Tite fez a convocação da Seleção Brasileira na manhã desta sexta-feira, 24.
Mesmo com o Brasil em primeiro lugar na tabela de classificação, somando 100% de aproveitamento, o treinador da seleção tem sofrido muitas críticas em suas últimas convocações e estratégias de jogo.
Os resultados do Brasil, ultimamente, não têm tido tanto a cara da seleção que todos sempre se acostumaram a ver. Com um futebol muito mais reativo e focado na eficiência defensiva, a Seleção Brasileira deixou de pressionar seus adversários e passou a optar mais pelo contra-ataque.
A partida contra o Chile, no dia 2 de setembro, deixou essa estratégia muito clara. Mesmo tendo jogadores melhores e mais qualificados, o Brasil optou por dar a bola ao adversário e ficou apenas com 39% de posse de bola. Ainda assim, conseguiu vencer por 1 a 0.
Por outro lado, apesar da estratégia desagradar a muitos, o resultado tem sido constante. No comando da Seleção Brasileira, Tite tem 63 jogos, 48 vitórias, 10 empates e cinco derrotas. Além disso, nas mesmas 63 partidas foram 135 gols marcados e apenas 25 gols sofridos.
Dentre os critérios, momento, histórico e projeção são três das principais consideradas por Tite para a convocação.
Confira!
Goleiros
Alisson – Liverpool
Ederson – Manchester City
Weverton – Palmeiras
Zagueiros
Éder Militão – Real Madrid
Lucas Veríssimo – Benfica
Marquinhos – PSG
Thiago Silva – Chelsea
Laterais
Danilo – Juventus
Emerson Royal – Tottenham
Alex Sandro – Juventus
Guilherme Arana – Atlético-MG
Meio-Campistas
Casemiro – Real Madrid
Edenilson – Internacional
Everton Ribeiro – Flamengo
Fabinho – Liverpool
Fred – Manchester United
Gerson – Olympique de Marseille
Lucas Paquetá – Lyon
Atacantes
Antony – Ajax
Gabriel Barbosa – Flamengo
Gabriel Jesus – Manchester City
Matheus Cunha – Atlético de Madrid
Neymar – PSG
Raphinha – Leeds United
Vinícius Jr. – Real Madrid
A seleção tem compromissos nos dias 7, 10 e 14 de outubro. Depois destes três confrontos, faltarão seis jogos, ou 18 pontos, a serem disputados. Dependendo da combinação dos resultados, o Brasil pode garantir sua classificação para a Copa do Mundo do Catar de 2022.