O início do Campeonato Brasileiro não fez bem para o São Paulo, que amargou o Z4 por algumas rodadas e ainda está na zona de perigo, sendo o 16º colocado. Crespo então vem mudando seu esquema tático, variando entre os três zagueiros e o esquema com uma linha de quatro.
Contra o Palmeiras no Brasileirão (antes do confronto pela Libertadores que foi 1×1) foi usada a mudança. O jogo terminou empatado em 0x0 após polêmicas com a arbitragem que anulou um gol e um pênalti, mas durante o jogo inteiro o São Paulo foi superior. A formação também foi usada na vitória contra o Athletico-PR por 2×1, onde Gabriel Sara atuou bem aparecendo bastante pela região esquerda do campo mas tendo libertade de transição.
A questão é que o time de Crespo tem boas opções para a zaga, com Miranda incontestável quando saudável, Arboleda vivendo uma fase ótima dentro de campo, Leo se encontrando como zagueiro, Bruno Alves, Diego Costa e Rodrigo como opções no banco.
Crespo deve quebrar a cabeça, ainda tendo que pensar nas laterais! Na partida contra o Palmeiras pela Libertadores, o lateral esquerdo Wellington (que é um dos jogadores com mais dribles completos no time) saiu lesionado e chorando, restando então Reinaldo e até mesmo Leo, que já atuou na posição. Sobre a direita, Hernán tem Dani Alves como titular, Igor Vinícius e Orejuela como opções.