Nesta quinta-feira, 22, o Brasil estreou no futebol masculino nos Jogos Olímpicos de Tóquio. O confronto contra a Alemanha trouxe consigo um histórico recente de duas emoções diferentes para os brasileiros.
A primeira, traz a tristeza do inesquecível 7×1 na semifinal da Copa do Mundo de 2014. Já a segunda, é a emoção do primeiro ouro olímpico da história do futebol brasileiro, vencido nos pênaltis contra os alemães, em 2016, no Maracanã.
O jogo
A partida começou com grande superioridade do Brasil, já criando a primeira oportunidade no primeiro minuto de jogo. Em boa jogada pela direita, Antony cruzou, mas ninguém chegou para completar para as redes. A bola até sobrou chegou em Guilherme Arana, mas o cruzamento do lateral parou nas mãos do goleiro.
Aos quatro minutos, em contra-ataque fulminante, o Brasil chegou de novo, desta vez com Matheus Cunha, que bateu cruzado, mas viu o goleiro Müller fazer grande defesa. O camisa nove não desistiu e iniciou a jogada do gol brasileiro quando, depois de brigar pela bola, tocou para Antony, que acertou um lindo passe para Richarlison, que finalizou duas vezes para conseguir marcar.
A pressão brasileira continuou. Aos 14 minutos, o camisa 10 da Seleção Olímpica aproveitou a falha da zaga, tentou driblar o goleiro, se enrolou com a bola e finalizou em cima da defesa. Na sobra, Claudinho finalizou, mas parou no goleiro alemão.
Aos 21 minutos, Richarlison aproveitou o cruzamento perfeito de Guilherme Arana e subiu para cabecear sozinho para ampliar a vantagem. 2×0 Brasil.
A primeira chance dos alemães foi aos 24 minutos do primeiro tempo. Depois de falha de Nino, Amiri limpou Daniel Alves e bateu cruzado, mas parou em Santos. Cinco minutos depois, Richarlison marcou o terceiro dele e do jogo. Depois de receber a bola de Matheus Cunha, o atacante entrou na área e finalizou para o fundo da rede. 3×0.
Após abrir larga vantagem, a seleção brasileira diminuiu o ritmo e foi cadenciando o jogo. Aos 45 minutos, depois de bola alçada na área, a bola bateu no braço de Henrichs e o juiz marcou o pênalti. Matheus Cunha foi para a bola, mas parou em Müller.
É POMBO PRA TODO LADO NESSE PRIMEIRO TEMPO EM YOKOHAMA! 😂😂😂
🇧🇷 3×0 🇩🇪 | #BRAxALE #JogosOlímpicos #SeleçãoOlímpica pic.twitter.com/4i8fBjwyuf
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) July 22, 2021
A segunda etapa começou mais estudada, mas o Brasil continuou criando. A primeira chance brasileira foi aos seis, com Matheus Cunha, que de dentro da área finalizou para nova defesa do goleiro alemão.
Aos oito minutos foi a vez de Claudinho. O meia recebeu um ótimo cruzamento e, sozinho, de dentro da área, finalizou por cima do gol. Três minutos depois, a Alemanha chegou. Em bola sobrada na entrada da área, Amiri finalizou de primeira e viu a bola fraca quicar na pequena área, enganar Santos e morrer no fundo da rede.
Logo após o gol, o Brasil seguiu pressionando, mas não teve muitas chances claras de gol. Até os 29 minutos, quando, depois de falha da defesa, Matheus Cunha tocou de calcanhar e Bruno Guimarães finalizou para boa defesa do goleiro da seleção alemã.
Aos 38, a Alemanha, em mais um lance isolado, chegou ao segundo gol. Após cobrança curta de falta no meio campo, a bola foi até a ponta esquerda e, em bola alçada na área, Ache subiu nas costas de Diego Carlos para diminuir.
Após 23 finalizações, o Brasil assegurou a vitória com Paulinho, aos 49 minutos do segundo tempo. 4×2.
FIM DE JOGO!! BRASIL ESTREIA COM VITÓRIA SOBRE A ALEMANHA! É O PRIMEIRO PASSO NA CAMINHADA RUMO AO OURO!
🇧🇷 4×2 🇩🇪 | #BRAxALE #JogosOlímpicos pic.twitter.com/0hgKTHS08r
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) July 22, 2021
Com a vitória, o Brasil soma seus primeiros três pontos e agora se prepara para enfrentar a Costa do Marfim no próximo domingo, 25.