Como os campeonatos europeus já terminaram, e com eles, seus campeões já foram definidos, outra coisa que também chegou ao fim foi a corrida pela Chuteira de Ouro, que acabou sendo conquistada por
Lewandowski,
com 41 gols anotados no Campeonato Alemão.
A marca atingida pelo craque é tão importante que o recorde anterior de gols em uma única temporada da Bundesliga era de 1972, quando Gerd Müller balançou as redes 40 vezes.
Lewandowski, que sucede o atacante italiano Ciro Immobile, da Lazio, vencedor da temporada passada, ficou na frente de nomes como Lionel Messi, que foi o segundo, com 30 gols, e Cristiano Ronaldo, terceiro colocado, com 29 gols marcados.
O atacante nigeriano Paul Onuachu, do Genk, marcou 29 gols no Campeonato Belga. No entanto, ele não entra no Top 10 por conta do peso dado à liga belga, que é de fator 1,5, contra 2 dos principais campeonatos, como o Alemão, Espanhol, Italiano, Francês e Inglês.
Craque pode estar de saída do Bayern
Robert Lewandowski é o atual melhor jogador do mundo e o principal goleador do futebol mundial. O atacante não possui grandes motivos para deixar o Bayern de Munique, onde é titular absoluto e uma das referências, porém equipes como PSG e Chelsea pensam em contratá-lo para a próxima temporada.
De acordo com informações do site “90 min”, Lewandowski, caso queira deixar o Bayern de Munique, já teria decidido onde gostaria de atuar. Segundo a publicação,
o polonês tem vontade de defender as cores do Barcelona, mas para que isso fosse possível, o time culé teria que se desfazer de grandes nomes do seu elenco para ter o centroavante.
Dessa forma, o atacante, num primeiro momento, não estaria interessado em reforçar o Chelsea e tampouco defender as cores do PSG. Inclusive, Lewandowski teria descartado a possibilidade de jogar ao lado de Neymar e Mbappé na França e preferiria ficar no Bayern de Munique, onde é ídolo e titular incontestável.
Craque recusou o PSG
O Real Madrid tentou a contratação do artilheiro em um passado recente. Além disso, clubes ingleses, como Chelsea e Manchester City, estariam em busca de um camisa nove para a próxima temporada, devido à ineficiência de Timo Werner em balançar as redes e à saída de Sérgio Agüero, e enxergam o veterano como uma possível opção.
Nos últimos dias, a imprensa francesa afirmou que o nome de Lewandowski era o favorito da janela de transferências caso Mbappé não renovasse com o PSG. Porém, nenhuma proposta oficial foi realizada pelo centroavante, enquanto o clube tenta entrar em um acordo com o atacante francês.
No entanto, o Bayern não contempla a saída de seu jogador no próximo mercado. O polonês tem contrato com os bávaros até 2023 e é o artilheiro da atual edição da Bundesliga com 40 gols, igualando a marca de Gerd Muller como maior artilheiro em uma temporada do Campeonato Alemão.