Segundo a Folha de São Paulo, o Botafogo perdeu uma disputa na Justiça contra a empresa ‘Porta dos Fundos’ no caso envolvendo vídeo “Patrocínio”, que ironizava o excesso de anúncios nas camisa dos times de futebol. Para a Terceira Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça), o conteúdo não feriu a imagem do clube.
Foi realizado um pedido de indenização por danos morais e pelo uso da marca do time sem autorização, mas já havia sido negado pelo TJRJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro). O STJ manteve a decisão no último julgamento.
Segundo Villas Bôas Cueva, relator do caso, apesar de se referir ao Botafogo, o vídeo representa uma sátira humorística ao excesso de publicidade nas camisas dos times brasileiros no geral.
Ele também afirmou que o vídeo, publicado em 2015, está amparado na liberdade de manifestação e não teve a intenção de rebaixar, nem de causar lesão moral ou material ao clube. Procurado pela reportagem, o Botafogo disse que o processo foi movido pela gestão anterior e que a atual não tem interesse em recorrer.
O SportBuzz entrou em contato com o Porta dos Fundos para confirmar a informação, mas até o momento não obtivemos resposta.