A vida do
Santos pode ser definida com o dérbi entre
Ponte Preta e
Guarani, que acontece nesta quarta-feira, 5, às 21h (horário de Brasília), no Majestoso, e é válido pelo Campeonato Paulista. Além do Santos, o
São Paulo também está de olho nessa partida do Paulistão.
Isso porque o clássico campineiro pode determinar a eliminação do Peixe no Campeonato Paulista e também definir os dois primeiros duelos das quartas de final (Grupos B e D).
Com 14 pontos, o Guarani joga para garantir a classificação antecipada para a próxima fase. Se vencer a Ponte Preta, o Bugre se garante na segunda colocação do Grupo D, acaba com qualquer chance do Santos de avançar e marca o encontro com o Mirassol no mata-mata.
Sendo o terceiro colocado da chave, com 10 pontos, o Santos precisa torcer para o Guarani no máximo empatar para entrar em campo contra o Palmeiras, na quinta-feira, 6, fora de casa, ainda vivo na disputa.
Além disso, a situação se torna ainda mais complicada porque o Peixe também ainda não eliminou totalmente o risco de rebaixamento.
Mas se o Guarani ganhar ou o dérbi terminar empatado, o resultado também terá impacto na definição do Grupo B, já que a Ponte Preta, terceira colocada, com 10 pontos, também vai estar eliminada. Já a Ferroviária, segunda, com 15 pontos, será confirmada como adversária do São Paulo nas quartas.
Até agora, Corinthians, do Grupo A, São Paulo, do Grupo B, Bragantino, do Grupo C e Mirassol, do Grupo D, já carimbaram a vaga às quartas de final.