Na noite da última sexta-feira, 09, Independiente del Valle e Grêmio entraram em campo para disputar a terceira fase da Libertadores. Após o adiamento da partida, as equipes finalmente realizaram o jogo de ida do confronto.
Após sair na frente do placar, o Grêmio até marcou o segundo gol, mas a arbitragem anulou o tento legal do time brasileiro. Com o erro decretado, a equipe sucumbiu ao Independiente del Valle na etapa final e foi derrotada pelo placar de 2 a 1.
Logo após a partida, Renato Gaúcho decidiu se pronunciar sobre o erro da arbitragem mesmo afastado por conta do novo coronavírus. Em entrevista ao portal Uol Esporte, o treinador lamentou a atuação do juiz Nestor Pitana e dos auxiliares.
“Apesar de todos os problemas que tivemos desde o início da semana, o resultado não foi ruim. Não tivemos tempo para treinar, perdemos vários jogadores e mesmo assim, se não é o erro absurdo da arbitragem no fim do primeiro tempo, a história poderia ter sido outra. Os jogadores lutaram e agora vamos para o jogo da volta”, disse Renato Gaúcho.
Na próxima quarta-feira, 14, Grêmio e Independiente del Valle voltam a se enfrentar para definir o classificado à fase de grupos. Uma vitória simples por 1 a 0 classifica o Tricolor frente os equatorianos.