Como não poderia ser diferente, Cristiano Ronaldo não ia terminar o ano de 2020 sem levantar mais um troféu. O craque da Juventus não levou o prêmio de Melhor Jogador do Mundo, oferecido pela Fifa, mas ganhou algo mais expressivo.
Neste domingo, 27, o jogador recebeu o troféu de melhor jogador do século XXI, entregue pelo Globe Soccer Awards, premiação organizada pelo Conselho de Esportes de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Em sua 11ª edição, o prêmio criou as categorias de “Melhores do século” em 2020, cabendo ao craque da Juventus levar a melhor entre os jogadores. Ele já havia sido vencedor do prêmio de melhor jogador do ano em seis edições anteriores.
🏆 Congratulations to 🇵🇹 CRISTIANO RONALDO on winning the Globe Soccer Award for the PLAYER OF THE CENTURY 2001-2020 👏#CristianoRonaldo #CR7 #Bvlgari #GlobeSoccer pic.twitter.com/Y8Bg2ZfapO
— Globe Soccer Awards (@Globe_Soccer) December 27, 2020
Além dele, Pep Guardiola, que brilhou no comando de Barcelona, Bayern de Munique e Manchester City, foi eleito o melhor técnico do século.
E o Real Madrid faturou o prêmio de maior clube de 2001 para cá. A premiação também contemplou os melhores do ano de 2019, com Robert Lewandowski levando o troféu entre os jogadores, e Hansi Flick vencendo entre os treinadores.
Os troféus foram entregues em uma cerimônia de gala em Dubai, com a presença de empresários ligados ao esporte e autoridades dos Emirados Árabes, além do presidente da Fifa, Gianni Infantino.
Boa parte dos vencedores, incluindo Cristiano Ronaldo, esteve presente no evento, onde os astros dividiram o palco sem qualquer distanciamento ou uso de máscara, em meio à pandemia de coronavírus.
O goleiro Iker Casillas, aposentado desde o ano passado, e o zagueiro Piqué, ainda em ação pelo Barcelona, receberam prêmios especiais por suas carreiras.
O Bayern de Munique foi eleito o melhor clube de 2020, enquanto o Al Ahly ganhou o troféu de maior vencedor do Oriente Médio. O empresário Jorge Mendes, que cuida da carreira de Cristiano Ronaldo, ganhou o troféu de melhor agente pela 10ª vez em 11 anos de premiação.
Os jurados da premiação foi composto por ex-jogadores, técnicos e dirigentes do futebol, como Deco, Figo, Antonio Conte, Marcelo Lippi, Fabio Capello, Adriano Galliani e Jorge Nuno Pinto da Costa.