O Sheffield United é um dos clubes mais antigos do futebol inglês. Fundado em 1889, foi campeão nacional na temporada 1897-98, mas também já passou por várias divisões dos campeonatos da Inglaterra.
Em 2017, foi o vencedor da terceira divisão, garantindo uma vaga na EFL Championship. Na temporada seguinte, conseguiu o acesso à Premier League após uma grande campanha.
Ao retornar na Premier League, na edição de 2019-20, chamou a atenção pelo incrível trabalho feito pelo técnico Chris Wilder. O Sheffield United terminou em nono lugar, acima do Everton e encostado no Arsenal, após 14 vitórias, 12 empates e 12 derrotas.
As expectativas para a atual temporada eram altas, principalmente após a contratação de Rhian Brewster, jovem estrela do Liverpool, e Ethan Ampadu, do Chelsea e da Seleção do País de Gales.
Todavia, a equipe de Chris Wilder tem feito a pior campanha da história da Premier League. Vale lembrar que o Sheffield United é um dos 22 clubes que fundaram o novo formato do Campeonato Inglês e esteve presente na primeira edição, na temporada 1992-93.
Com onze derrotas, um empate e uma vitória, o Sheffield United tem apenas um ponto em doze rodadas. São sete derrotas consecutivas, cinco gols marcados e 21 sofridos. Na partida contra o Southampton neste domingo, 13, perdeu por 3 a 0, e o próximo confronto dos Blades será contra o Manchester United no Estádio Bramall Lane.
Chris Wilder, de 53 anos, foi contratado em dezembro de 2016 e tem contrato com o Sheffield United até junho de 2024. O inglês tem um aproveitamento de 47.6% no clube após 208 jogos, 99 vitórias, 43 empates e 66 derrotas.