O coronavírus está assustando todo o mundo, com casos se espalhando ao redor do globo. O epicentro da epidemia é a China, sendo lá onde o vírus se espalhou.
Hoje o país asiático se encontra em situação de emergência, com vôos cancelados, cidades totalmente isoladas, além de inúmeras regras para impedi a proliferação da doença.
No esporte, a situação é parecida. Muitos times optaram por fazer a pré-temporada na Europa e se encontram lá até os dias de hoje, outros dispensaram seus jogadores para não correrem riscos.
O campeonato nacional, que tinha data prevista para fevereiro já fora adiado para março, além dos jogos pela Liga dos Campeões, que os times chineses terão de mandar suas partidas fora do país.
Muitos dos clubes não falam sobre o assunto e preferem manter o silêncio e pedem para os seus atletas fazerem o mesmo.
A reprotagem do Sportbuzz entrou em contato com os represenantes de Andeson Talisca e eles disseram que o clube dele – Guanzhou Evergrande – proibira seus funcionários de se manifestarem sobre o tema.
Com esse diagnóstico, alguns jogadores externaram a vontade de se transferirem para outro país. Assim sendo, os atletas brasileiros podem voltar ao Brasil.
OS BRASILEIROS QUE ESTÃO NA CHINA E PODEM AGITAR O MERCADO DO BRASIL:
FERNANDINHO – CHONGQING LIFAN
O atacante Fernandinho fez muito sucesso no Brasileirão de 2009, quando atuava pelo Grêmio Barueri. Apesar da equipe ter sido rebaixada, ele se destacou e parou no São Paulo, por onde conquistou a Copa Sul-Americana, de 2012.
Após rodar por times do exterior, como o Al-Jazira e o Hellas Verona, da Itália, voltou ao país e jogou por Atlético-MG, Flamengo e Grêmio, conquistando a Libertadores de 2017 com o tricolor.
Saiu após a Libertadores e atua ao lado de Allan Kardec no Chongqing Lifan, um time médio da China. Com 34 anos, seria uma boa opção para o ataque, devido a experiência e ao baixo custo.
ROGER GUEDES – SHANDONG LUNENG
Roger Guedes é uma opção que atrai grande parte dos clubes no Brasil. A velocidade e o drible são as características principais do jovem jogador.
Com passagens de destaque por Palmeiras e Atlético-MG, está desde 2018 na China, por onde atua no Shandong Luneng, como titular.
Por conta da epidemia, uma contratação por empréstimo seria uma boa opção para o jogador, já que seu valor de mecado gira em torno dos 11 milhões de euros, ou R$52 milhões. O Atlético-MG já manifestou o desejo de repatriá-lo.
ALAN CARVALHO – TIANJING QUANJIAN
Alan é um caso que é mais conhecido por lá do que no Brasil. Revelado pelo FLuminense, logo fora vendido, em 2010, para o Red Bull Salzburg, da Áustria.
Com o enorme sucesso, atraiu os olhares do poderoso Guanzhou Evergrande, que o contratou em 2015 por mais de 11 milhões de euros, na época. Na última temporada, foi emprestado ao Tianjin Tianhai.
Ele é um dos cinco brasileiros que estão na lista da Federação Chinesa para a naturalização, visando classificar a China para a Copa do Mundo. Aos 30 anos, seria uma opção com experiência para os clubes.
RICARDO GOULART – GUANZHOU EVERGRANDE
Outro jogador que deverá defender as cores da Seleção Chinesa em breve é Ricardo Goulart. Com as papeladas de naturalização bem encaminhadas, até o meio de 2020 provavelmente estará elegível.
Ele chegou a voltar ao Brasil, no ano passado, quando jogou pelo Palmeiras, mas uma oferta de renovação de seu clube, Guanzhou Evergrande, seduziu o jogador, que voltou após 12 jogos.
Surgiu a notícia de que Ricardo Goulart teria pedido para sair do time, por conta da epidemia, e o Atlético-MG despontou como um dos favoritos. Porém, o alto salário pode ser um antrave no negócio, tendo em vista que ele recebe cerca de R$2 milhões mensais.
AI KESEN (ELKESON) – GUANZHOU EVERGRANDE
Elkeson, ou Ai-Kesen, foi o primeiro brasileiro a se naturalizar chinês, disputando, até, jogos pela nova seleção.
Desde 2013 na China, tem o posto de ídolo nacional, principalmente com a camisa do Guanzhou Evergrande, por onde conquistou títulos como o Campeonato Nacional e a Liga dos Campeões da Ásia.
Chegou até a defender o Shangai SIPG, em uma transação de quase 20 milhões de euros, mas em 2019, voltou ao Guanzhou, onde é titular absoluto.
Apesar de ser um negócio difícil, ele poderia ser emprestado, tendo em vista que seu contrato vai até 2023.
HULK – SHANGAI SIPG
Hulk é um dos nomes mais badalados do país. Com grandes passagens pela Europa, além de ter no currículo uma Copa do Mundo, como titular, o brasileiro é uma das principais atrações no país.
Desde 2016 no Shangai SIPG, o jogador nunca escondeu o desejo de voltar a jogar no Brasil. Seu contrato vai até o final do ano e, com isso, poderá assinar com qualquer equipe em junho.
Um dos times favoritos para levar o camisa 10, e capitão, do Shangai é o Palmeiras. O jogador nunca escondeu o amor que tem pelo alviverde e parece ser uma questão de tempo para o Hulk vestir verde.
MURIQUI – SHIJIAZHUANG EVER BRIGHT
Muriqui é um nome que já foi bastante conhecido no Brasil. Com uma boa passagem pelo Atlético-MG na década passada, o atacante brasileiro viveu boa parte de sua carreira na Ásia.
Em 2010, antes do aporte financeiro dos clubes, jogou no Guanzhou Evergrande, por onde teve uma segunda passagem em 2017, depois de sair do Vasco.
Além disso, jogou no Japão e no Al-Sadd, atuando ao lado de Xavi no time árabe. Atualmente, com 33 anos, defende o Ever Bright, time da segunda divisão chinesa e não teria problemas para ser liberado.
5 itens de times internacionais que todo amante do futebol vai querer ter
1- Camisa Juventus 1985 Retrô – https://amzn.to/2JeQQgo
2- Caneca Scandinavia Real Madrid – https://amzn.to/2oh7iWs
3- Porta Tênis c/ 2 divisões Manchester City – https://amzn.to/32GlAin
4- Funko Pop! Paris Saint-Germain Kylian Mbappé – https://amzn.to/2pJkLGO
5- Bola Bolsa Esportiva Barcelona – https://amzn.to/2MGSGsQ
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.