Na última quarta-feira, 5, o Príncipe William, Duque de Cambridge, lançou a campanha “Heads Up” no The Heist Bank, em Paddington, na Inglaterra. O objetivo da campanha é normalizar a comunicação sobre e apoiar as pessoas que sofrem com doenças relacionadas à saúde mental.
“O fato de todos estarmos aqui hoje falando sobre saúde mental, elevando o perfil da saúde mental através do futebol, é uma conquista real”, disse o Príncipe William no evento.
Uma pesquisa realizada pelo “Heads Up” descobriu que o futebol é o principal assunto entre torcedores e amigos, com 75%, mas apenas um em cada três pessoas (34%) falam sobre a saúde mental. Se contar com os torcedores do futebol masculino, o número cai para 27%.
“É muito importante porque o futebol é seguido por cerca de 16 milhões de pessoas neste condado [Paddington] e se podemos usar o poder do futebol para reunir pessoas para conversar sobre saúde mental, isso só pode ajudar as pessoas que ainda sofrem, ainda lutam e ainda sentindo que não podem falar sobre isso” continuou.
Esta não é a primeira vez que a Realeza Britânica se envolve com a saúde mental. Em 2016, o Príncipe William participou de eventos de caridade em prol da saúde mental junto com sua esposa, Kate, Duquesa de Cambridge, e seu irmão Harry, Duque de Sussex.
“A saúde mental é um assunto positivo, é algo que todos podemos falar sobre se você é um jogador profissional de futebol ou torcedor e independentemente de quem você é e do histórico de origem”, concluiu o Duque de Cambridge.
A pesquisa também divulgou que 40% dos torcedores acham mais fácil falar sobre sua saúde mental enquanto estão ocupados com outras atividades, como caminhar, correr, dirigir ou assistir esportes com um amigo.
O evento também contou com jogadores, entre eles Andros Townsend, do Crystal Palace, que revelou ter problemas com sua saúde mental.
“Como seres humanos, é normal não gostar de mostrar sua fraqueza e deixar as pessoas saberem que você tem problemas“, disse Townsend.
“A principal coisa que precisamos fazer é começar a conversar um com o outro em geral e, eventualmente, ganhar confiança para falar sobre saúde mental. Eu tive meus problemas no passado e entendo que a última coisa que você quer fazer é deixar seus problemas em aberto”, continuou.
“Para mim, era apenas contar a minha história, eu não estava tentando ser inspiração, mas havia pessoas que me disseram que as ajudei muito, elas pensaram que estavam passando por isso sozinhas. Mas, ouvindo a minha história, eles se sentiram inspirados e têm vontade de ter uma nova vida”, concluiu.
Jogadores como Jesse Lingard e Harry Maguire, do Manchester United, e Dele, do Tottenham, participaram do vídeo de campanha do Heads Up.
“Nossa saúde mental é tão importante quanto nossa saúde física – e sempre há algo que podemos fazer para cuidar de nosso bem-estar mental. Com um novo ano chega um novo você, cuide-se”, postou Lingard em seu perfil no Instagram.
Nos próximos dois finais de semana, os jogos da Premier League, da segunda divisão, da Superliga Feminina, do Campeonato Feminino e da Liga Nacional Feminina serão dedicados à campanha de Saúde Mental.
A marca “Heads Up” aparecerá nos estádios, programas e kits dos jogadores nos finais de semana de 8 e 9 de fevereiro e de 14 a 17 de fevereiro. A Federação Escocesa também apoiou a iniciativa e também usará o “Heads Up” durante os jogos da quinta rodada da Copa da Escócia.
5 eletrônicos para esportes que prometem facilitar a sua vida
1- Relógio Inteligente Mi Band 4 Xiaomi – https://amzn.to/326G0jZ
2- Câmera Hero 7 Black à Prova D’água 12MP 4K Wifi, GoPro – https://amzn.to/2VwxKY5
3- Fone de Ouvido Xiaomi Redmi Air Dots Com Bluetooth – https://amzn.to/325xcLo
4- Aparelho Abdominal Eletrico Músculo 6 Pack Ems Estimulador – https://amzn.to/2B2Vhq8
5- Cronômetro Digital Incoterm – https://amzn.to/2nyvmUc
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.